Unhas inflamadas: saiba quais são as causas e veja como tratar

Conheça as causas e os tratamentos do problema!

Por Adriele Silva - 28/08/2019

Só quem já teve unhas inflamadas sabe o desconforto na hora de usar aquele sapato apertado ou caminhar pela rua! Causada pelo hábito de roer as unhas, pelos cortes inadequados e pelas lesões na cutícula, a unha inflamada pode ser caracterizada pela dor intensa, vermelhidão, inchaço e formação de pus. Para esclarecer sobre o assunto, conversamos com a podóloga Cleuzani Souza. Confira!

 

Unhas inflamadas: saiba quais são as causas e veja como tratar

 

Pode parecer brincadeira, mas aquele sapato apertado que você usa todo santo dia é um dos principais vilões da unha saudável! Segunda a podóloga Cleuzani Souza, as principais causas das unhas inflamadas estão relacionadas aos maus hábitos, como roer as unhas, cortá-las de forma inadequadas, e utilizar sapatos apertados.

As unhas inflamadas são caracterizadas pela dor, vermelhidão, inchaço e pela produção de pus abaixo da pele. Para curá-las, o ideal é procurar um podólogo que avalie o caso e indique o tratamento ideal. Cleuzani explica que o tratamento pode envolver, além dos cuidados profissionais, pomadas anti-inflamatórias com antibiótico e corticóide, soluções antissépticas e o uso de antibióticos orais para auxiliar no processo de cicatrização.

 

Unhas inflamadas: saiba quais são as causas e veja como tratar

Foto: Shutterstock

 

Se você está sem grana, uma boa opção é recorrer aos remédios caseiros. “Há algumas práticas caseiras que ajudam a lidar com o desconforto causado pela unha inflamada como, por exemplo, compressa de água quente feita com sal e vinagre de maçã, além de uma higiene adequada”, explica a podóloga.

Para prevenir as unhas inflamadas, a dica é procurar um podólogo a cada seis meses, dar adeus aos sapatos apertados e cortar as unhas corretamente.

Agora que você já sabe como tratar as unhas inflamadas, compartilhe a informação com suas amigas!

 

Consultoria:  Cleuzani Souza, podóloga do Instituto Eliza Martins, em Belo Horizonte – MG

 

 

LEIA TAMBÉM: