Tosa no verão: tirar ou não todos os pelos do meu cão?

A tosa animal realmente ameniza os problemas de calor durante a temporada quente? Descubra quais os cuidados tomar para manter seu cão bonito e saudável

None
A tosa é importante para manter a pelugem saudável, mas é preciso saber qual a melhor para seu cão. (FOTO: Shutterstock Images)

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/11/2017 às 09:34
Atualizado às 13:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com as altas temperaturas, é comum vermos cães deitados no piso frio, ofegantes e com a língua toda para fora.  A tosa ameniza esse problema?

A pelagem atua como um isolante térmico e evita que o animal perca ou receba calor em excesso.

Cães e gatos não têm glândulas sudoríparas, que produzem suor para regular a temperatura corporal, sendo assim, a troca de calor deles é feita na respiração e nos coxins (almofadinhas das patas). Por isso, os cuidados com a pele e a pelagem do pet devem ser redobrados durante o verão.

Tosa ideal

Muitos acreditam que somente a tosa pode aliviar a sensação de calor do animal, mas Waldecir Silva, coordenador de estética da Pet Society, destaca que eles precisam do pelo para proteger a pele.

A tosa pode ser feita, mas retirar todo o pelo pode deixar o animal desprotegido. Isso acarreta  sérios problemas de pele devido à exposição à luz solar.

“Há tosas que diminuem o volume da pelagem e embelezam o animal sem prejudicar a proteção da pele. A escolha certa do tipo de tosa e de um profissional de confiança é essencial”, completa o especialista.

Por isso, consulte seu veterinário e pet shop de confiança para saber qual a tosa mais adequada para seu animal e que, além de deixá-lo bonito, o deixe saudável.

VEJA TAMBÉM:

Edição: Luis Felipe Silva

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.