Do básico ao ousado, cada tom de cabelo necessita de cuidados especiais

Qual o seu tom de cabelo? Para cada um deles, são necessários alguns cuidados especiais a fim de deixar os fios sempre saudáveis e mais bonitos. Confira as dicas de experts!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/07/2018 às 10:49
Atualizado às 11:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Manter as madeixas bem cuidadas é essencial para a saúde dos fios e também para conservar a aparência deles. Lavagem, hidratação, finalização… Tudo isso é importante para garantir cabelos lindos e fortes. Mas, se você utiliza coloração, os cuidados devem ser redobrados e específicos para cada tom de cabelo. Veja as dicas que trouxemos!

Qual o seu tom de cabelo?

Morenas

Apesar de exigir menos manutenção, os fios castanhos podem desbotar. Esse efeito decorre, principalmente, da ação do sol, da química e do calor do secador, provocando pontas duplas e queimadas. A solução? “Tanto no castanho-claro como no castanho-escuro é necessário fazer tratamento para reconstruir os fios e dar brilho, chegando ao chamado efeito gloss. Os tratamentos de hidratação e reconstrução podem ser feitos a cada 20 ou 30 dias no salão”, comenta Josi Ribeiro, hairstylist e colorista do salão C.Kamura Campinas.

Bronde hair: o nome é uma fusão das palavras brown e blonde (marrom e loiro, do inglês) e a coloração foi criada especialmente para as morenas que desejam alcançar um visual mais natural.

Ruivas

É a cor que mais desbota e, por isso, exige muita manutenção! O jeito é intercalar as lavagens e combinar o uso do shampoo com máscaras de tratamento específicas para fios coloridos. Atualmente, algumas marcas disponibilizam shampoo com pigmentos vermelhos que devolvem o brilho à cor em cada lavagem. “Além disso, é importante evitar a exposição ao sol, água muito quente, banho de piscina e não usar as ferramentas de calor sem os produtos com proteção térmica. Para quem tem cabelos oleosos, deve-se utilizar shampoo a seco nos intervalos das lavagens”, indica Thiago Cardoso, hairstylist parceiro da Belliz Company.

Strawberry blonde: com fundo dourado e aspecto mais natural, o vermelho-acobreado é perfeito para quem já tem fios claros. Além disso, por ser um tom mais desbotado, demanda menos manutenção!

Loiras

Se este é o seu tom de cabelo, é preciso ter em mente que o processo de descoloração do fio fragiliza demais as madeixas, principalmente porque reduz a massa da fibra capilar. De acordo com Josi, os tratamentos mais indicados são a cauterização ou uma reconstrução profunda. “A reconstrução deve ser feita uma vez por mês e a hidratação, semanalmente. É necessário também ter uma linha de manutenção de boa qualidade para o tratamento ser constante”, diz. Invista em: shampoo de tratamento diário sem sulfato e sal; condicionador e máscara de tratamento com pigmentos violeta; e máscara de reconstrução e restauração à base de proteína.

Ice-blonde: é monocromático, com o fundo branco e sem raiz aparente. A cor combina com mulheres de pele clara e que tenham sobrancelhas em tons loiros ou castanho-claro.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Josi Ribeiro, hairstylist e colorista do salão C.Kamura Campinas (SP); Thiago Cardoso, hairstylist parceiro da Belliz Company

LEIA TAMBÉM