Como reclamar menos em 8 passos e buscar mais felicidade!

Reclamar menos e enxergar a vida por uma perspectiva mais otimista pode deixar as coisas muito mais fáceis e tranquilos para você!

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(Foto: Shutterstock)

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/12/2017 às 13:45
Atualizado às 13:45

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O coach especialista em autoconhecimento Lucas Santos oferece oito dicas para quem está em busca de reclamar menos e, consequentemente, viver melhor. “Reclamar é um hábito muito presente no cotidiano. Portanto, se as pessoas desejam mudar esse hábito, devem adotar algumas posturas”, convida Lucas.

  1. Antes de reclamar, pergunte-se qual o real desejo por trás da reclamação. Por exemplo, se você reclama do salário que a empresa te paga. O ideal seria dizer “quero ganhar mais” em vez de “ganho pouco”. Assim, tira-se o foco do problema para pensar na solução.
  2. O que é possível ser feito para mudar essa situação? Ao fazer-se essa pergunta, você buscará o “como” realizar o que quer e sairá do campo da reclamação.
  3. Mude de assunto. Quando for reclamar de algo, substitua a atenção para outro pensamento, algo que está vendo ou escutando. Algo que produz um sentimento positivo e que desvie sua atenção da reclamação.
  4. Traga a responsabilidade para você. Essa é uma das tarefas mais difíceis, pois boa parte das pessoas acha mais fácil jogar a culpa em outras coisas. Porém, quando assumir o papel do que está acontecendo, entenderá que também é você quem pode resolver a questão.
  5. Conte suas reclamações e coloque metas. Ao contar quantas reclamações você faz no dia, terá uma base para estipular metas para si.
  6. Veja o lado positivo das coisas e cite suas qualidades. Esse é um bom plano para valorizar o motivo da sua reclamação.
  7. Veja a reação das pessoas quando você reclama. Comece a observar como as pessoas a sua volta se sentem quando você faz uma queixa. Se perceber que elas não estão felizes com o que está falando, por que continuar?
  8. Sorria assim que perceber que está reclamando. Quando você sorri, seu estado de espírito muda, pois aciona partes distintas do cérebro que podem quebrar o estado das queixas. Assim, a intensidade das reclamações diminui.

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