Conheça as principais raças de cachorro e suas características

As veterinárias Larissa Peisino e Vanessa Lopes apontam as principais características da raça de alguns cachorros. Descubra qual combina com você!

None
A raça ideal para você leva em consideração a sua personalidade e a do animal e também as necessidades dos bichanos. (Foto: Shutterstock/Pixabay Images)

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/02/2018 às 08:00
Atualizado às 13:51

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quer adotar ou comprar um cachorrinho e não sabe qual raça escolher? As veterinárias Larissa Peisino e Vanessa Lopes apontam as principais características de algumas raças de cachorro e comentam os benefícios da convivência com animais:

Cachorro de apartamento

Não são todas as raças que podem viver tranquilamente em apartamentos. “Por uma questão de espaço, é possível indicar o Maltês, Pincher, Poodle e Pug. Mas é bom lembrar que o bom convívio no apartamento também depende da educação e adestramento do animal”, aponta Larissa Peisino.

Raças difíceis de cuidar

Além de estudar a raça de cada um antes de comprar seu cachorrinho, é preciso prestar atenção em alguns fatores. “A dificuldade de cuidar de animais de determinadas raças está diretamente ligada às suas necessidades básicas e o local onde vivem”, explica Vanessa Lopes.

A especialista ainda afirma que cada cão tem a sua particularidade, como por exemplo:

– Maltês: necessita de cuidados diários com os pelos, como escovação diária a fim de evitar sofrimento com nós indesejáveis.

– Pug: cuidado com a parte respiratória, uma vez que possui focinho bastante curto, restringindo a sua plena capacidade de respiração.

– Labradores, Daschunds e Pastores Alemães: são raças predispostas a aparecimentos de afecções condroarticulares (uma espécie de lesão nas articulações), necessitando de cuidados especiais de prevenção e tratamento em determinado estágio de suas vidas.

– Boxer: Raça superboa de lidar, porém com grande tendência a lesões tumorais.

Os benefícios da convivência com animais

Passar parte do seu dia com o seu cãozinho pode trazer muitos benefícios para a sua vida. “O cachorro melhora até mesmo a vida social das pessoas. Muitas acabam saindo mais de casa para passear e acabam adquirindo o hábito de caminhar mais pelo bairro, coisa que não faziam antes”, revela Larissa.

“Os cães nos permitem dormir mais tranquilamente, pois sabemos que estão cuidando da nossa casa, fazem festa quando chegamos e estão sempre por perto quando precisamos de companhia. O convívio com animais ajuda a controlar o estresse, diminui a pressão arterial e reduz o risco de problemas cardiovasculares. Pacientes hipertensos com animais, quando em situações de estresse, apresentam pressão arterial mais baixa do que aqueles que não têm pets”, completa Vanessa.

VEJA TAMBÉM:

Consultoria: Vanessa da Silva Lopes, veterinária e responsável técnica do Laboratório Veterinário Mundo Animal

Larissa Peisino, Veterinária especializada em fisioterapia e reabilitação de animais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.