UNCATEGORIZED

Ortografia: Entenda o processo de formação das palavras compostas

Você já deve ter se deparado com palavras que fazem pensar sobre sua origem. Confira o processo de formação de algumas palavras compostas e sua ortografia

None
(Foto: iStock.com/Getty Images)

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/06/2017 às 10:30
Atualizado às 18:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

No dia a dia nos deparamos com palavras que, por mais que a gente saiba o significado, não entendemos suas origens de formação. Para ajudar com isso, separamos essas informações sobre algumas palavras compostas. Palavras compostas  são aquelas que possuem mais de um radical na sua formação, seus elementos podem ser ligados por hífen ou não, como vemos no exemplo: couve-flor, aeromoça. Essas palavras são formadas em processos diferentes. Vejamos, então, os principais processos de formação de palavras e suas regras de ortografia.

Composição

Ocorre quando dois ou mais radicais se juntam para formar uma nova palavra. Existem dois tipos de composição.

Justaposição: quando os radicais se juntam sem que haja alteração fonética dos radicais: couve-flor, aeromoça, girassol.

Aglutinação: quando os radicais se juntam e nessa junção há alteração fonética dos radicais: plano + alto = planalto, água + ardente = aguardente.

Derivação

Processo no qual a palavra mantém seu radicla porém sofre alteração de derivação no sentido  por acréscimo de afixos. Há três tipos de derivação por acréscimo.

Prefixal: quando é adicionado um prefixo para a formação de uma nova palavra: desemprego.

Sufixal: quando é adicionado um sufixo para a formação da nova palavra: empregado.

Parassintética: quando há acréscimo de prefixo e sufixo simultaneamente para a formação da nova palavra: entristecer.

Dica: a parassíntese só existe quando o acréscimo de sufixo e prefixo são feitos ao mesmo tempo. Na palavra “desempregado”, por exemplo, não há parassíntese, uma vez que existe a palavra “desemprego”

Outra forma de composição de palavras ocorre quando temos palavras que se juntam para formar uma nova, nisso temos uma composição chamada hibridismo.
Hibridismo: são as palavras formadas por elementos de línguas diferentes: automóvel (auto = grego + móvel = latim).

LEIA TAMBÉM