Loft de 42m²: marcenaria foi fundamental para a integração dos ambientes!

Este loft de 42m² foi planejado para otimizar o ambiente e aproveitar cada cantinho. Confira as dicas e veja algumas soluções práticas para decorar

- Foto: Vitor Maciel

Muito populares fora do Brasil, os lofts reúnem características comuns: pé-direito alto, ambientes integrados e janelas abundantes. A arquiteta e designer de interiores Fernanda Marques, da Fernanda Marques Arquitetos Associados, explorou esses conceitos para criar um loft de 42m² totalmente integrado!

Cores em destaque

O uso de tons mais neutros, como o areia e o caramelo, possibilitou uma maior liberdade na escolha dos detalhes. A opção da arquiteta foi pelo azul como cor de contraste. “Manter os revestimento do piso e paredes neutro nos deu chance de trabalhar com destaques coloridos, tanto na estante e na cozinha como nos objetos pontuais de decoração”, explica. Os painéis e os quadros dão personalidade ao espaço e os vasos de plantas trazem um pouco da natureza ao ambiente urbano.

Loft de 42m²: tudo sob medida

Na hora de criar um ambiente integrado, é importante sempre manter a organização. Por isso, Fernanda contou com os móveis planejados para criar cada elemento importante do projeto. “A marcenaria, neste caso, foi projetada por nós. Ela foi a peça-chave para integrar todos os espaços e criar ambientes próprios”, diz.

apartamento pequeno

Foto: Vitor Maciel

Espaço aproveitado

A estante azul da sala, além de compor muito bem a decoração, ainda é repleta de nichos e portas que ajudam na hora de organizar os objetos pessoais. Eles foram revestidos com carvalho americano, madeira que também foi utilizada nos móveis da cozinha.

Claridade de sobra

As janelas presentes no apê fornecem uma ótima quantidade de luz durante o dia. À noite, a arquiteta usou uma outra estratégia: “A iluminação foi pensada de modo a atribuir o máximo conforto ao apartamento. Por isso, foram utilizados recursos de iluminação indireta, como a sanca de luz correndo em grande parte do espaço e os trilhos de spots”, justifica Fernanda.

União

Com a intenção de preservar a amplidão do loft, sala e quarto foram integrados. Além de se complementarem muito bem, os ambientes ganharam uma maior área de circulação. A estante localizada abaixo da cama abriga outros elementos decorativos e o espaço não é perdido. Os estilos também se misturaram, como é o caso do sofá retrô com os outros itens mais modernos da mobília. “O contraste de estilos transmite vibração ao projeto”, conta.

Dois em um

O armário serviu de divisória entre o dormitório e o banheiro do loft de 42m² e os nichos abertos deram leveza à peça. A arquiteta ainda explica: “Como o apartamento é pequeno, o banheiro também serve de lavabo. O ambiente foi decorado tendo em vista essa condição”. A escolha por porcelanato no chão e com acabamento em Mr. Cryl nas paredes deu bastante modernidade ao cômodo.

Saiba mais!

Mr. Cryl é um revestimento de cimento queimado que pode ser aplicado diretamente na parede, no chão e em cima de cerâmicas e azulejos, por causa de sua aderência. Isso tudo sem quebra-quebra!

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência