Liso para aparecer: realce ainda mais o seu corte chanel!

Não é regra, mas especialistas confirmam que o corte chanel fica mais bonito (e fácil de manter) com os fios lisos. Quer arriscar?

- Foto: Shutterstock.com

Entra estação, sai estação e o cabelo liso continua uma verdadeira febre entre as mulheres. Algumas arriscam ondular as madeixas de vez em quando para mudar o visual, mas para o dia a dia a maioria ainda prefere (e acha mais prático) ter os fios chapados. Há também as mulheres que têm cachos naturais, mas vivem em guerra para se livrarem deles, pois acreditam que um curtinho, como é caso do corte chanel, fica mais bonito e marcado com fios lisos. Para ajudar a mulherada a conquistar o look perfeito, a indústria de beleza lança todo ano diferentes alternativas para por um ponto final nessa batalha contra o espelho. Depois do secador e da chapinha, já inventaram dezenas de escovas progressivas e alisamentos permanentes que prometem disciplinar o cabelo. O legal dessas técnicas é que cada uma é específica para um tipo de madeixa. Confira e arrase com seu corte chanel!

Alisamento temporário: é conhecido também como alisamento francês. Os produtos utilizados contêm aminoácidos e proteínas em sua composição e podem durar no cabelo de 10 a 20 dias. Esse procedimento é o mais indicado para quem deseja chapar os fios sem medo de danificá-los.

Alisamento definitivo: tem uma duração de seis meses a um ano e sua formulação pode conter de amônia a tioglicolato de amônia. O ponto negativo dessa técnica é que a substância utilizada não é compatível com outro tipo de química. “Procure um profissional capacitado para saber qual a formulação ideal para seu tipo de cabelo”, recomenda Gilberto Antonio, hairstylist de Bento Gonçalves.

Escova progressiva: existem diferentes tipos e marcas no mercado de beleza, e cada uma promete um resultado diferente. “No entanto, todas elas possuem um tempo de durabilidade que vai de três a quatro meses, dependendo da textura do fio”, explica Gilberto.

Cabelo com química

Como é uma estrutura capilar já prejudicada por outros produtos, é importante escolher uma técnica leve e uma composição suave na hora de alisar. Nesse caso, o alisamento definitivo está proibido! “A marca L’Oréal Professionnel tem o creme ‘X-Tenso’, especialmente formulado para cabelo colorido”, indica Ruben Navarro, hairstylist do Rio de Janeiro. Apenas não se esqueça de alisar as madeixas antes de colori-las, pois a química pode alterar o tom dos fios.

Opções: escova de turmalina, escova de ouro e escova alemã. Não se esqueça de pedir para seu cabeleireiro fazer o teste da mecha para conferir a compatibilidade das químicas!

Cabelo ressecado

Antes de alisar as madeixas, é preciso reconstruir a fibra capilar com uma cauterização ou sessões de hidratação intensa (no salão de beleza). “A hidratação pode ser realizada até uma semana antes do alisamento e, depois do procedimento químico, é recomendável fazer o tratamento a cada 15 dias”, revela Ruben.

Opções: escova francesa, escova de guaraná e escova italiana.

Cabelo oleoso

Esse tipo de fio pode ser alisado com produtos à base de tioglicolato ou sódio. Não é recomendado usar outros produtos, pois o cabelo pode ficar oleoso demais e prejudicar o couro cabeludo.

Opções: escova light e escova de luz.

Cabelo grosso

A melhor substância apara alisar fios espessos é o extrato de cana-de-açúcar. Embora seja ideal para cabelo grosso, produtos com essa substância na composição são ótimas para chapar todos os tipos de cabelo.

Opções: escova de cristal e escova de açúcar.

Cabelo fino

Fios delicados e sensíveis devem ser alisados com cautela, caso contrário, tendem a enfraquecer e quebrar com facilidade. Para não errar na escolha da química, prefira produtos feitos com tioglicolato de amônia.

Opções: escova egípcia e escova de ervas com queratina.

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Gilberto Antonio, hairstylist de Bento Gonçalves (RS); Ruben Navarro, hairstylist do Club Capelli, do Rio de Janeiro (RJ); Rodrigo Toledo, hairstylist e diretor do Loox Coiffeur, do Rio de Janeiro (RJ); Sônia Nesi, hairstylist do Rio de Janeiro (RJ); André de Leone, hairstylist de São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência