Jardim na varanda: seu apartamento merece a vitalidade das plantas

Com as espécies ideais e cuidados constantes, é possível ter um cantinho verde em seu lar. Separamos este projeto para você aderir ao jardim na varanda!

None
Foto: Marina Luna

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/01/2018 às 10:43
Atualizado às 13:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem mora em apartamento costuma pensar que não pode ter um jardim na varanda com uma grande variedade de plantas que esteja bonito o ano inteiro. Mas, com as espécies ideais e cuidados constantes, qualquer espaço pode se tornar um verdadeiro cantinho verde. Separamos este projeto incrível para você se inspirar!

Pequena mesmo!

Este duplex de 70m² tinha uma varanda de apenas 3,8m² que precisava de um toque de vida e de cor. Para isso, as arquitetas Gabriela Luna e Lara Damha, do Estúdio doisA, apostaram no minimalismo, na funcionalidade, na iluminação suave, nos materiais naturais e na paleta de cores neutras para criar o jardim na varanda. “O aproveitamento das paredes para compor jardins verticais sempre se configura uma boa opção para pequenos espaços. Neste caso, também sugere-se a utilização de espécies vegetais com folhagens delicadas, de diferentes texturas e composições de cores, apropriadas para o número de horas de insolação do ambiente”, recomendam.

Em dia

O sistema de irrigação utilizado neste jardim na varanda mistura os nutrientes essenciais para as plantas na água antes de regá-las. “A varanda com pé-direito duplo está na fachada nordeste do edifício e pega sol durante muitas horas pela manhã. Assim, foram escolhidas espécies tolerantes à exposição solar: peperômia (Peperomia scandens); orquídea falenópsis (Phaleanopsis hybridus); aspargo (Asparagus setaceus); lambari (Tradescantia zebrina) e ripsális (Rhipsalis bacífera)”, contam as profissionais. A irrigação é automatizada, feita por gotejamento, a partir de um aparelho que define a quantidade e duração das regas.

Texto: Laís Rodrigues | Consultoria: Gabriela Luna e Lara Damha, arquitetas do Estúdio doisA, São Paulo – SP

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.