Connect with us

O que você está procurando?

O veterinário e especialista em Pets, Marcos Eduardo Fernandes, explica que, apesar da situação delicada, há alguns truques para melhorar o convívio dos gatos. Confira!
- Os gatos podem apresentar comportamentos agressivos. Saber como evitar esses problemas é fundamental par que eles não se machuquem. (Foto: Shutterstock/Pixabay Images)

Como faço para meus gatos pararem de brigar?

O veterinário e especialista em Pets, Marcos Eduardo Fernandes, explica que, apesar da situação delicada, há alguns truques para melhorar o convívio dos gatos. Confira!

Carnívoros, os felinos (como os gatos) são mamíferos com características interessantes. Com garras longas e encurvadas e alguns deles possuem unhas retráteis, ou seja, quando o animal as encolhe, elas são envolvidas pelas dobras da pele. Apoiados sobre as quatro patas, as da frente têm cinco dedos e a de trás, quatro. Muito flexíveis, conseguem dar grandes saltos e subir em árvores com muita facilidade. Além disso, controlam os cerca de 500 músculos com maestria.

Os felinos domésticos possuem hábitos preguiçosos e, diferentemente dos seus primos de habitat natural, não têm tanta autonomia para algumas atividades. Quando em contato com outros animais, até mesmo constante, podem apresentar comportamentos agressivos e serem pouco adaptáveis. Com os gatos o problema é mais comum, ainda mais se houver a adoção de outros mais novos.

Por isso, é preciso cautela. O veterinário e especialista em Pets, Marcos Eduardo Fernandes, explica que, apesar da situação delicada, há alguns truques para melhorar o convívio. Confira as dicas:

 

  • É uma situação delicada! O ideal é mantê-las separadas, cada uma num cômodo da casa.
  • A utilização de medicamentos da terapia floral (para ciúme, ansiedade e agressividade) ou aromaterapia pode trazer uma sensação de bem-estar e, consequentemente, calma aos gatos briguentos.
  • Outra opção é a borrifação de um jato de água (borrifador) na direção deles no momento em que partirem para o ataque, evitando que se machuquem mais seriamente.
  • A castração dos gatos (retirada dos ovários) pode ajudar também, pois muito do comportamento dos animais estão relacionados à questão hormonal.

VEJA TAMBÉM:

 

Advertisement

Geral

Para que seus pequenos tenham o desejo e o hábito de ingerir frutas, você pode seguir dicas práticas e eficientes. Confira!

Estilo de vida

Odin, Thor, Balder e Freya: descubra o significado desses quatro nomes da mitologia escandinava para dar aos seus filhos!

Estilo de vida

Entenda porque alimentar os pets com comida destinada a humanos é tão nocivo a saúde dos pets e o que fazer diante de uma intoxicação alimentar

Estilo de vida

A leishmaniose é transmitida por meio da picada do popularmente conhecido como mosquito-palha. Saiba como proteger seu pet!

Geral

Para ajudar as famílias a lidarem de uma maneira mais prática com os problemas, Denise Dias lançou o livro Filhos Perdidos, pela editora Matrix.

Geral

Se você tem crianças em casa e pensa em adotar um pet, confira algumas dicas para ajudar na escolha. Se já tem saiba como cuidar deles e das crianças.

Estilo de vida

Está na dúvida para escolher nomes para bebês? Separamos alguns nomes com inspiração na História para você se inspirar e sair da dúvida.

Estilo de vida

Há filhos adultos que relutam em deixar a casa dos pais, e isso acaba criando alguns conflitos na relação. Saiba como isso afeta a família