Dicas e cuidados para cultivar plantas em casa

Ter um espaço verde deixa qualquer local mais harmonioso mas é preciso saber dicas na hora de cultivar plantas em casa para que tudo floresça! Confira!

None
Conhecer cada espécie, saber qual tipo de vaso é o ideal e a peridiocidade da rega são questões importantes - Foto: iStock/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/08/2017 às 15:06
Atualizado às 14:32

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cultivar plantas em casa nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem não tem muito espaço e tempo. Mas isso não precisa ser um impedimento para você não ter um espacinho verde em seu lar! Claro que, para fazer suas plantas durarem, conhecer alguns segredinhos e truques podem fazer com que esta empreitada tenha muito mais sucesso! Conheça alguns deles:

Dicas e cuidados para cultivar plantas em casa

Mas, claro, não adianta se empenhar nos cuidados com as plantas se elas não forem uma espécie adequada para o ambiente, não é? Saiba quais são as espécies e tipos mais indicados para cada local:

  • PARA ÁREAS COM SOL MATINAL: as melhores espécies para estes locais são a licuala, a pinanga de coroa, que tem folhas largas e estilo de palmeira, e a dracena arbórea, com folhas mais finas (primeira foto).
Na imagem há duas fotos de plantas em vasos dentro de casa.

Foto: Divulgação

  • DECORATIVAS: para quem quer usar as plantas na decoração, as samambaias, bromélias e as espadas de São Jorge (foto), por exemplo, são perfeitas para isso! As flores, como as orquídeas, também deixam qualquer ambiente mais bonito e podem ser utilizadas para decorar mesas e estantes.
Na foto há diversas folhas de espada de são jorge

Foto: Shutterstock

  • ERVAS E TEMPEROS: para espaços pequenos, as opções são agrião, alface, almeirão, beterraba, capim-limão, cebolinha, cenoura, coentro, endro, estragão, hortelã, manjericão, manjerona, orégano, rúcula, salsinha e tomilho. Para quem tem um espacinho de terra no quintal é possível plantar também abobrinha, alecrim, berinjela, boldo, brócolis, chicória, couve, couve-flor, espinafre, pimenta, quiabo, repolho, salsão, sálvia, tomate e vagem.
Na foto há 3 vasinhos com ervas e temperos plantas. Há plaquinhas enfiadas na terra.

Foto: Shutterstock

  • QUE NÃO PRECISAM DE MUITA ÁGUA: os cactos e as suculentas retém bastante água em seu corpo, por isso, não é necessário que sejam regadas com tanta frequência quanto os outros tipos de plantas. Ótimo para quem quer cultivar plantas em casa mas não tem tanta habilidade na jardinagem, não é?
Na foto há diversos cactos e suculentas em uma bancada.

Foto: Pixabay

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.