Como acabar com a desobediência das crianças

Como driblar a típica desobediência que faz parte da infância da maioria das crianças. Descubra qual a idade ideal para impor limites

None
Foto: reprodução/Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/10/2017 às 13:01
Atualizado às 13:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cuidar de um filho não é uma tarefa fácil. Além de todos os cuidados, volta e meia, os pais são obrigados a lidar com a desobediência dos pequenos.”Toda criança, desde que nasce, testa os limites. Assim como os adultos testam um ao outro o tempo todo”, explica a psicopedagoga Betina Serson.

A especialista explica que, quando são bebês, as crianças precisam tanto de limites quanto um filho com a idade um pouco mais avançada. “Para um bebê, isso significa chorar na hora que deve dormir ou fingir que não ouve quando a mãe pede para não mexer em algum lugar”, esclarece Betina .

Mas você deve estar se perguntando: quando começar a impor esses limites?  “Eles devem começar desde que o bebê chega da maternidade”, explica a psicopedagoga. “Sempre levando em consideração a idade cronológica e o desenvolvimento de cada criança”, complementa.

Quando você diz que o seu filho é desobediente, quer dizer que ele chora muito para ir dormir na hora determinada? Se for esse o seu caso, mantenha o horário estabelecido. “Agora, se a criança anda jogando os brinquedos ou batendo nos adultos e nos amigos, deixe claro que isso não é aceitável”, orienta a especialista.

Para finalizar, Betina explica como você deve  se comportar diante da desobediência dos pequenos: “mostre sem gritar ou bater que isso está errado e que você não gosta do comportamento dele”.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.