Tenha uma cozinha que é a sua cara sem gastar muito

Dá para ter uma cozinha dos sonhos sem gastar muito. Inspire-se neste espaço de 4,90m² e invista em um projeto exclusivo para você!

None
Foto: Joel Bartelt

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/08/2018 às 10:27
Atualizado às 09:52

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Esta cozinha de apenas 4,90m² foi projetada para atender as necessidades específicas do morador, um homem solteiro de 50 anos. O espaço reduzido não foi um problema para os arquitetos Lome Chung e Paulo Brites, que criaram um ambiente funcional, moderno e, melhor ainda, sem gastar muito.

Contemporâneo

Esteticamente, o objetivo era que a cozinha tivesse traços da arquitetura industrial e fosse, predominantemente, em tons de cinza, branco e preto, desejo do proprietário do apartamento. “Além de inovador, o cliente pediu por cores sóbrias no espaço. Sendo assim, utilizamos o prata envelhecido e simulamos o efeito de cimento queimado em uma das paredes”, explicam.

Foto de uma cozinha integrada a sala de estar, em tons, predominantemente, de cinza e inox. Possui uma mesa que divide os ambientes em tom de madeira e bancos vermelhos

Foto: Joel Bartelt

Proveitoso

Para lidar com a pouca metragem do cômodo, os profissionais abriram um vão de 1,50m na parede que divide cozinha e sala de estar a fim de aumentar e integrar os ambientes. Optaram, também, por uma marcenaria bem pensada: “Como o pé-direito é baixo, os armários vão até o teto, ganhando mais espaço”. A bancada em formato de “U”, que tem a mesma função que uma mesa de jantar e ocupa menos espaço, foi outra solução encontrada para dar amplitude.

Sem gastar muito

Para que a reforma coubesse no bolso do morador sem que isso influenciasse na qualidade do cômodo, “todos os revestimentos foram escolhidos em função do custo, facilidade de manutenção e durabilidade”, explicam os arquitetos. A iluminação também prezou pela economia: “Aproveitamos os pontos originais do imóvel e usamos uma luminária de sobrepor com duas lâmpadas tubulares de LED, que foi suficiente para dar o efeito esperado no pequeno espaço” esclarecem.

Foto de uma bancada em tom de madeira com armários inferiores na cor cinza. Em cima da bancada há uma cafeteira vermelha, uma fruteira transparente com bananas e uma torradeira preta

Foto: Joel Bartelt

Amplitude

Devido ao espaço reduzido do cômodo, os profissionais optaram pela instalação de armários superiores na cor branca, em contraste com os inferiores na cor grafite. Essa escolha influencia na leveza do lugar e traz a percepção de que o ambiente é mais espaçoso.

Projeto: Icono Projetos e Interiores, de São Paulo – SP

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.