Connect with us

O que você está procurando?

A caspa canina é que uma descamação excessiva do couro cabeludo do animal, que acaba se estendendo por todo o corpo. Saiba como prevenir no seu cão.
- Evitar a caspa de seu animal evitam uma série de outras doenças, além de proteger os pelos e a pele (Foto: Pixabay Shutterstock Images)

Caspa Canina: o que é e como prevenir?

A caspa canina é que uma descamação excessiva do couro cabeludo do animal, que acaba se estendendo por todo o corpo. Saiba como prevenir no seu cão.

A caspa canina nada mais é que uma descamação excessiva do couro cabeludo do animal, que acaba se estendendo por todo o corpo. Os motivos desse problema de pele são diversos, entre eles estão o excesso de gordura (sebo) na pele do animal, alergias a pulgas e carrapatos, baixa umidade do ar ou por uma inflamação no couro cabeludo, que é a causa da caspa em 90% dos casos, ocasionando vermelhidão e descamação no corpo todo ou parte dele. Essa inflamação recebe o nome de dermatite seborreica.

  • Tipos

Seborreia/caspa primária: pode ser de origem medicamentosa, de uma deficiência dietética (gordura, proteína, vitamina A, zinco) ou da má absorção ou digestão e falhas no metabolismo das gorduras. Seus aspectos são a excessiva oleosidade e a escamação da pelagem do animal.
Seborreia secundária: pode ser causada por pulgas e carrapatos e, em alguns casos, é originária de dermatites. O animal também pode ser acometido pela caspa secundária devido à sensibilidade a produtos como xampus e pomadas, ou até mesmo o clima muito seco.

  • Diagnóstico

Exames clínicos devem ser realizados por um médico veterinário para diagnosticar a importância da doença. Dependendo da gravidade, o veterinário poderá receitar medicamentos por via oral ou injetável, além de xampus, pomadas e afins.
A escovação regular do pelo também permite eliminar os pelos mortos e faz com que o sebo se desprenda ao mesmo tempo em que fortalece a pele do animal.

  • Raças mais comuns

Algumas raças são predispostas ao aparecimento da caspa, como os spaniels (cockers e springers), basset hound, pinscher, doberman, sharpei, alguns terriers, labradores e dachshunds. Se você tem um cãozinh

VEJA TAMBÉM:

 

Advertisement

Estilo de vida

Você foi deixando para depois e agora não sabe como planejar sua viagem de última hora para curtir o Carnaval? Confira dicas para cair na folia!

Geral

Como já de costume, apresentamos a vocês a lista dos nomes mais populares de cada ano. Confira agora o top 10 nomes de 2017.

Geral

Os cães, além de muito companheiros, podem nos ensinar grandes lições. Um coach revela o que aprendeu em mais de quinze anos de trabalho com os bichanos.

Estilo de vida

Organizar um casamento ao ar livre não é tarefa fácil e exige alguns cuidados especiais. Confira dicas para fazer a festa dos seus sonhos!

Geral

Que tal usar os significados das flores para dar um nome para os pequenos? Confira ideias de nomes de bebês inspirados em flores!

Geral

Com as novas diretrizes, o processo de separação pode não ser tão frustrante quanto antes. Saiba como funciona a guarda compartilhada, quais mudanças e exigências ela pode gerar e quais são as principais vantagens para as crianças!

Estilo de vida

A Inglaterra é um país fascinante! Conheça alguns dos nomes mais populares para os bebês nascidos na terra da rainha em 2017.

Geral

Para te ajudar a manter a saúde de seu animal em dia, nosso consultor em pets Marcos Eduardo, separou algumas dicas para o primeiro banho no cachorro.