Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
A aprendizagem pode ser um grande problema dentro das salas de aula. Mas há técnicas, como a neuroaprendizagem, para combater essa dificuldade
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Aprendizagem: dá para contornar as dificuldades. Saiba como

A aprendizagem pode ser um grande problema dentro das salas de aula. Mas há técnicas, como a neuroaprendizagem, para combater essa dificuldade

[PAGE TITLE]

Você já teve dificuldade para entender o que seu professor disse na sala de aula? Ou encarou várias horas estudando algum conteúdo importante e, mesmo assim, não conseguiu compreender a matéria? Esse cenário, por mais assustador que seja, é habitual na aprendizagem de inúmeros estudantes.

Engana-se quem pensa que esses obstáculos na aprendizagem sejam algo raro. De acordo com um estudo aplicado pelo programa de pós-graduação em psicologia da Universidade de São Paulo (USP), 70% dos alunos brasileiros concluem o ensino fundamental sem terem adquirido os conhecimentos mínimos desejados para essa etapa da educação básica.

menina dificuldade aprendizagem

FOTO: iStock.com/Getty Images

Além disso, outro dado alarmante: ao concluírem o 9º ano do fundamental, os estudantes possuem, em média, menos da metade do repertório necessário para o ensino médio. Segundo a pesquisa, esse déficit na aprendizagem se deve a diversos fatores. Entre eles, as dificuldades naturais dos alunos e a falta de estrutura das instituições de ensino, ressaltando o pouco preparo por parte de professores para contornar essa defasagem no aprendizado, são apontados como os principais reveses.

Mas nem tudo é motivo para se desesperar: a ciência pode ter uma ferramenta preciosa quando o assunto é facilitar o processo do estudo — a neuroaprendizagem.

Incentivando a aprendizagem

Ainda que a definição de neuroaprendizagem não seja um consenso entre os estudiosos, segundo o neurolinguista Victor Patrick, essa abordagem pode ser descrita como a ciência do “aprender a aprender com mais eficácia” ou “a arte de aprender de forma inteligente e saudável”.

A técnica se caracteriza pela promoção do autoconhecimento, buscando, assim, a potencialização do aprendizado. “O método nos proporciona o conhecimento de nossos recursos mentais, e de como melhor usá-los no desenvolvimento das inteligências racional e emocional que, em equilíbrio, ajudam nosso conhecimento”, explica Victor.

Você pode nunca ter ouvido falar dessa técnica — no Brasil, o conceito é relativamente novo. Porém o recurso já é utilizado há milênios: no Egito Antigo, a neuroaprendizagem era utilizada como prática pedagógica, e alguns países asiáticos usam boa parte do método há milhares de ano, aprimorando seu desenvolvimento.

 

Saiba mais

Aprendizado: por que é importante incentivar desde sempre?

Aprenda com os gênios: Albert Einstein

 

Texto: Augusto Biason/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevista: Victor Santos – Consultoria: Victor Patrick S. Teixeira, neurolinguista e especialista em neuroaprendizagem

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Está estudando inglês para Enem ou exames vestibulares? Então, faça uma revisão básica no uso de artigos e pronomes em inglês.

Estilo de vida

Desenvolva sequências didáticas em leitura e escrita para envolver seus alunos no fascinante mundo dos livros

Estilo de vida

Praticar exercícios durante a gravidez é permitido e recomendado pelos profissionais da saúde. A orientação é consultar um médico antes de começar!

Estilo de vida

Maternidade é um período delicado, intenso e importante na vida da mulher. Pensando nisso, essas 7 mulheres se tornaram Youtubers para dividir esse momento!

Estilo de vida

O economista e expert em finanças Samy Dana oferece as melhores orientações para você sair das dívidas nesta entrevista especial

Estilo de vida

Compartilhar sua rotina no Instagram para contar experiências e dividir sentimentos tornou-se cada vez mais comum na vida das mamães. Confira 4 perfis.

Estilo de vida

Entenda porque é importante criar regras para os filhos pequenos

Estilo de vida

Dicas de ouro para você não sair da dieta e escolher os melhores produtos para o seu carrinho, seja na padaria, no açougue ou no mercado!