Umami: conheça o sabor que pode auxiliar no emagrecimento

Conheça o umami e auxilie seus benefícios a uma dieta equilibrada e à prática regular de exercícios físicos para conferir os resultados!

alimentos com umami: cebola, tomate, cogumelos
Foto: iStock.com/Getty Images

Nós já conhecemos e nosso paladar está familiarizado com os gostos doce, salgado, amargo e azedo. Descoberto em 1908, pelo pesquisador japonês Kikunae Ikeda, o umami é apontado como o quinto sabor e descrito como “agradável sabor salgado”, mas é pouco notado em um alimento, diferente dos outros quatro. Ele é a substância que torna o bacon e o queijo parmesão, por exemplo, tão irresistíveis. As três principais substâncias umami são glutamato, inosato e guanilato. O glutamato está presente em alimentos como carne, frutos do mar e queijo parmesão, atuando como intensificador de sabor. Já o inosato e o guanilato, além de fazerem parte do nosso corpo, ainda podem ser encontrados em alimentos como cogumelos e carnes.

alimentos com umami: cebola, tomate, cogumelos

Foto: iStock.com/Getty Images

Emagrecendo com umami

Um estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition mostra que o umami pode ajudar a emagrecer já que, quando combinado com proteínas, aumenta a sensação de saciedade e, consequentemente, diminui a quantidade de comida ingerida. Mas é necessário atenção, pois devido ao sabor que proporciona, pode estimular a ingestão de calorias desnecessárias.

Onde encontro?

Elencamos os alimentos com a maior quantidade de umami. Fique atenta à quantidade ingerida, pois queijos amarelos, por exemplo, são mais calóricos e podem sabotar a dieta.

Alimento Quantidade/100g

Frango …………………………………….. 22mg

Camarão branco ……………………… 20mg

Tomate …………………………………. 246mg

Milho ………………………………………. 106g

Ervilhas verdes …………………………. 106g

Queijo parmesão ……………………. 1680g

Cebola ……………………………………….. 51g

Cogumelos …………………………………. 42g

Texto e pesquisa: Thaís Farias/Colaboradora