Turbine os benefícios do poderoso limão!

O limão é um poderoso remédio para aumentar a imunidade, mas pode ter ainda mais vantagens no cardápio com as combinações certas!

limao cortado com hortelã
Foto: Shutterstock Images

O limão já possui inúmeros benefícios quando consumida sozinho, seja em forma de sucos ou de temperos, por exemplo. Ele é capaz de proteger a imunidade, controlar o colesterol e a pressão arterial, combater inflamações, prevenir o câncer e desintoxicar o organismo. Então, misturá-lo com outros alimentos pode deixar seu efeito saudável mais poderoso. “É muito importante conhecermos as fontes alimentares de cada nutriente, pois nos beneficiaremos disso”, explica Fernanda Granja, nutricionista.

1. Limão + mel + alho

Por possuir grandes quantidades de vitamina C, o limão é capaz de melhorar e proteger a imunidade. Dessa forma, quando aliado ao mel e ao alho, traz ainda mais benefícios ao organismo. “O alho contém alicina, substância antibiótica, anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante. Já o mel é rico em vários nutrientes, como vitaminas do complexo B, C, D e E, e minerais que atuam a favor da imunidade, como cobre, ferro e zinco”, justifica a profissional

2. Limão + couve

Essa mistura está super em alta, sendo conhecida como o famoso suco verde. Quando os nutrientes da fruta se misturam com os da hortaliça, os resultados tornam-se ainda melhores, ou seja, seus benefícios são potencializados! A couve pode ajudar no funcionamento intestinal e é capaz de limpar o corpo de substâncias indesejadas. Por isso, quando combinada com o limão, o poder detox fica mais evidente, ajudando no emagrecimento e trazendo mais saúde ao organismo.

limao cortado com hortelã

Foto: Shutterstock Images

3. Limão + laranja

Ambas as frutas são importantes fontes de vitamina C, considerada um nutriente fotoprotetor, isto é, possui capacidade de amenizar manchas, deixando a pele mais firme. Além disso, essa combinação também possibilita a formação do colágeno, uma das proteínas responsáveis por fortalecer os tecidos e por evitar a flacidez.

4. Limão + uva

As uvas roxas são poderosas por conseguirem combater o envelhecimento precoce, uma vez que possuem grandes quantidades de substâncias antioxidantes. Dessa forma, quando consumidas com o limão, têm sua ação melhorada pela vitamina C, outro antioxidante que ainda protege o sistema imunológico.

5. Limão + gengibre

Essa união favorece a perda de peso, tornando-se ideal para quem deseja conquistar a boa forma! É que o gengibre é um termogênico natural – o que acelera a queima de gorduras – e o limão possui efeito detox, sendo capaz de limpar o organismo e eliminar as toxinas. Assim, quando combinados, eles estimulam a diminuição de medidas e, de quebra, ainda reduzem o inchaço. É possível ingeri-los por meio de sucos, chás ou em temperos para carnes e saladas.

cha-de-limao-com-mel-e-gengibre

Foto: iStock.com e Getty Images

Faça você mesmo!

Previna gripes e resfriados com essa receita

 Ingredientes:

  • 1 xícara (200ml) de água
  • 1/2 limão em rodelas
  • 1 dente de alho em fatias
  • 1 colher (sobremesa) de mel

Modo de preparo

Ferva a água com o alho, coe e acrescente o limão. Adoce com o mel e beba em seguida.

SAIBA MAIS

Os benefícios do limão
Dieta do suco detox de limão com gengibre
Receita de Tempero de limão

Texto: Redação Alto Astral   Consultoria: Fernanda Granja, nutricionista