Concentração: 5 truques para estimular a sua agora mesmo!

Confira 5 dicas e atitudes do dia a dia que, se devidamente colocadas em prática, vão estimular e potencializar a sua concentração

Concentração: 5 truques para estimular a sua agora mesmo!
FOTO: Shutterstock.com

Voltar ao capítulo anterior do livro porque se esqueceu do que acabou de ler. Pedir para o amigo repetir a última frase. Prestar mais atenção na conversa que está rolando na cozinha de casa do que nos estudos. Caso você tenha se identificado com uma ou mais dessas situações, chegou a hora de trabalhar a sua concentração! Por meio de algumas posturas adotadas no seu dia a dia, é possível manter mais o foco e dar adeus às distrações.

Concentração: 5 truques para estimular a sua agora mesmo!

FOTO: Shutterstock.com

5 dicas para estimular sua concentração

1 – Saiba conviver com as frustrações

Nem sempre temos controle sobre tudo o que acontece. Em função disso, erros e situações frustrantes podem ser corriqueiros. Além de eles serem importantes para aprendermos ainda mais, o pensamento positivo tem papel fundamental em relação ao foco. Para o psicólogo Thiago Sant’Anna, “desistir e assumir uma postura de que ‘não consegue se concentrar’, de que ‘não tem essa capacidade’ ou outros pensamentos disfuncionais semelhantes é uma fuga.

2 – Alimente-se bem

Fazer as tarefas que precisa sem nada no estômago pode ser um grande erro. Procure realizar intervalos entre as refeições principais e intercalar com pequenos lanches; assim, seu cérebro terá a energia necessária para se concentrar melhor naquilo que precisa. Além disso, sua mente não perde o foco se preocupando com a fome.

3 – Organize seu espaço

Trabalhar ou estudar em uma mesa que está um verdadeiro caos é muito ruim. Você pode não encontrar aquilo que precisa, perdendo tempo para procurar, o cérebro se espelha no ambiente externo: se tudo para além dele estiver bagunçado, já sabe, nada de concentração. Por isso, mantenha sempre o ambiente arrumado e limpo.

4 – Faça uma coisa de cada vez

Não se dedique a realizar muitas atividades ao mesmo tempo. Quando isso acontece, as distrações são mais recorrentes, e você pode não se dedicar totalmente a cada uma delas. Ao final, o resultado não será aquilo que esperava.

5 – Conheça o poder da música

Você sabia que a música pode ser uma grande aliada da concentração? Isso ocorre porque ela estimula várias áreas do cérebro, melhorando não só o foco, mas trazendo vários outros benefícios ao organismo.

“Por meio de determinados sons ou músicas, conseguimos aumentar o nível de oxigenação cerebral, resultando numa melhor irrigação sanguínea do cérebro, favorecendo a plasticidade do órgão como um todo”, explica a musicoterapeuta Maria Isabel Sinegaglia. A música também tem efeitos imediatos, como a sensação de prazer e felicidade, mudando o humor.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Texto: Andrey Seisdedos e Vitor Manfio/Colaboradores – Edição: Victor Santos
Consultorias: Cristianne Vilaça, psicanalista; Maria Isabel Sinegaglia, musicoterapeuta no Instituto Matoba, em Osasco (SP); Thiago Sant’Anna, psicólogo.