6 truques para congelar e descongelar cada tipo de alimento

Já pensou em cozinhar poucas vezes na semana e se alimentar corretamente sem prejudicar sua saúde? Congelar os alimentos pode ser uma solução para isso!

foto da abertura da matéria de como congelar os alimentos de uma geladeira aberta com muitos alimentos dentro
Foto: Shutterstock

Não dá para negar que a geladeira quebra muitos galhos no dia a dia. Conseguir preparar a comida para semana inteira ou congelar os alimentos por mais tempo é uma praticidade que já não dá para viver sem.

Mas será que é possível congelar os alimentos que já foram preparados e, ainda assim, manter seus nutrientes e seu sabor? “Todo processo de manipulação dos alimentos envolve perdas nutricionais, porém o congelamento promove perdas mínimas, além de retardar o processo de deterioração dos alimentos ao inibir o crescimento de microrganismos”, explica a nutricionista Thainá Queiroz.

Confira algumas dicas para acertar na hora de congelar os alimentos:

Diversos alimentos podem ser congelados para aumentar a praticidade e garantir que suas refeições continuem com sabor e qualidade. De acordo com Thainá, existem algumas opções que se adequam melhor a essa técnica:

Na hora de descongelar

O mais indicado, nesse momento, é descongelar os ingredientes o mais lentamente possível, de preferência, na parte debaixo da geladeira, sob refrigeração. Se for preciso acelerar, pode deixar o pote ou saco plástico em água fria. Vegetais branqueados podem ser colocados diretamente em água quente. Ou seja, evite colocar o alimento no micro-ondas, ok?

 

LEIA TAMBÉM: