Trouxinha de frango: um prato, muitos benefícios para o organismo!

Experimente a deliciosa trouxinha de frango! Prato simples, saboroso e com muitos benefícios para o organismo!

Trouxinha de frango
Foto: André Fortes | Produção: Zulmira Fátima dos Santos e Karin Santana

Descubra como fazer uma deliciosa e saudável Trouxinha de frango e se beneficie com as inúmeras propriedades trazidas com os ingredientes: vitaminas, antioxidantes, proteínas, minerais e muito mais!

Trouxinha de frango

Foto: André Fortes | Produção: Zulmira Fátima dos Santos e Karin Santana

Trouxinha de frango

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 20min

Ingredientes:
• Sal e pimenta-do-reino a gosto
• 12 folhas de acelga
• 12 talos de cebolinha
• 1 cebola ralada
• 3 colheres (sopa) de azeite
• 2 dentes de alho picados
• 1 xícara (chá) de cenoura ralada
• 1/2 xícara (chá) de salsão picado
• 3 xícaras (chá) de peito de frango cozido e desfiado
• 1 xícara (chá) de tomate sem pele e sem sementes picado
• 1/2 xícara (chá) de salsa picada
• 4 colheres (sopa) de requeijão cremoso

Modo de preparo
Em uma panela com água fervente e sal, passe rapidamente a acelga e escorra. Faça o mesmo com a cebolinha e reserve. Em fogo médio, refogue a cebola no azeite. Adicione o alho, a cenoura, o salsão e refogue por mais 3 minutos. Coloque o frango, o tomate, tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais 2 minutos. Misture com a salsa e o requeijão. Espere. Abra cada folha de acelga e coloque uma porção do frango. Feche como uma trouxinha e amarre com as folhas de cebolinha. Corte as sobras para que fiquem com uma apresentação bonita.

Acelga

Possui vitaminas A, C e E, todas com propriedades antioxidantes, isto é, neutralizam a ação dos radicais livres – que, em excesso, danificam as células, provocando envelhecimento precoce e tumores. Os três nutrientes, juntos, colaboram com a saúde e a aparência da pele, prevenindo ressecamento, rugas, perda de elasticidade e manchas.

Cebolinha

“É rica em óleos essenciais e saponinas, substâncias com atividade digestiva. O uso diário de cebolinha nas refeições ajuda a controlar a pressão arterial, reduzir o risco de aterosclerose e diminuir as chances de desenvolver câncer de esôfago e de estômago”, lista o clínico geral Alex Botsaris, especialista em plantas medicinais. O tempero também contém vitamina C e ácido fólico, uma vitamina do complexo B que previne problemas cardiovasculares e é essencial na gravidez, pois participa da formação do sistema nervoso do feto.

Trouxinha de frango

Foto: Shutterstock

Frango

Proteína é o nutriente que mais se destaca nessa carne branca. Conhecida por favorecer a formação de massa magra no corpo, também é fundamental para a produção de anticorpos, ou seja, é importante para o funcionamento do sistema imunológico. No frango também estão presentes ótimas quantidades de vitaminas do complexo B, essenciais para o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Salsão

“Tem boa quantidade de potássio, cálcio, fósforo e ferro”, revela a nutricionista Greice Caroline Baggio. Cálcio e fósforo formam a dupla essencial para a saúde dos ossos. Também chamado de aipo, o salsão é famoso por combater a retenção de líquidos (causador dos inchaços), pois estimula a eliminação de toxinas do organismo.

Requeijão

Todos os derivados do leite são riquíssimos em cálcio, mineral que não deve faltar para a saúde dos ossos, pois previne a osteoporose. Em 100g de requeijão há 253mg do mineral – um adulto necessita de 1.000mg todos os dias. Mas vale não abusar desse ingrediente, já que ele contém gorduras. O requeijão também possui proteínas e fósforo.

 

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Alex Botsaris, clínico geral especialista em plantas medicinais; Greice Caroline Baggio, nutricionista

 

 

LEIA TAMBÉM