Transição capilar: recupere os cachos após o alisamento

Para quem tem cabelo cacheado e quer abandonar o alisamento, a transição capilar é um momento que exige paciência e dicas para finalizar as madeixas

Mulher em transição capilar
Por Bruna Giorgi - 19/08/2016

FOTO: Shutterstock.com

Para recuperar os fios que estão com alisamento permanente é necessário paciência durante a transição capilar, até que a química saia por completo. O ideal é que o corte seja feito com maior frequência para ajudar a eliminar as partes alisadas, lembrando-se das hidratações semanais.

Mulher em transição capilar

FOTO: Shutterstock.com

Finalização durante a transição capilar

“Use leave-in nos fios e, se preciso, utilize o babyliss nas pontas, para melhorar o formato”, sugere Marcos Ferraz, hairstylist do salão Jacques Janine. Outra maneira de voltar aos cachos é a permanente, processo que pode ser feito tanto em cabelos lisos quanto em cacheados. Mas, fique atenta! Consulte um especialista antes para saber se há incompatibilidade de químicas.

 

SAIBA MAIS:

Quais são os cuidados necessários para fios crespos e com cachos?

Guia no e low poo para fios com molinhas

Cabelo cacheado com volume é tendência!

 

Hora de lavar

O modo como os cabelos são lavados ajuda também a recuperar a forma dos fios e o crescimento saudável. Portanto, procure massagear o couro cabeludo para estimular a circulação e prefira utilizar água morna, pois ajuda a tirar resíduos de produtos. Como os cabelos cacheados tendem a reter a oleosidade na raiz e ter as pontas mais secas, o recomendado é procurar xampus e condicionadores específicos para esse tipo de fio, além das hidratações frequentes e ricas em óleos essenciais. Uma alimentação equilibrada também influencia na boa aparência das madeixas. “Como os cabelos são formados basicamente de proteína, a alimentação saudável os mantêm mais bonitos, principalmente com a ingestão de proteína e grãos integrais.”, ressalta Viviane Siqueira, hairstylist do Pierre Louis Coiffeur.

 

Acessórios e finalizadores

Alguns produtos e acessórios são indispensáveis para deixar os fios arrumados aonde quer que você vá. Um ótimo exemplo são os finalizadores, imprescindíveis para modelar e manter a forma, como o leave-in e o mousse. Procure também ter na sua bolsa um óleo reparador de pontas, que evita a aparência de fios ressecados e acentua o brilho. Invista em acessórios, como lenços, presilhas, grampos e pentes largos, para a estilização e valorização do volume natural dos fios.

 

Texto: Jéssica Frabetti | Consultoria: Marcos Ferraz, hairstylist do salão Jacques Janine Chácara Klabin, de São Paulo; Viviane Siqueira, hairstylist do Pierre Louis Coiffeur do Rio de Janeiro