Conheça a história de Buda

De um príncipe resguardado a mestre iluminado: entenda como Buda compartilhou suas ideias para ajudar as pessoas a alcançarem o fim do sofrimento.

Estátua de buda, gigante, paisagem chinesa

Buda é reconhecido por seus seguidores como um mestre iluminado que compartilhou suas ideias para ajudar as pessoas a alcançarem o fim do sofrimento.

Estátua de buda, gigante, paisagem chinesa

FOTO: istock.com/Getty Images

Quem foi: Líder religioso que viveu entre 563 a.C. e 483 a.C.

Trajetória

Buda, que em hindu significa “iluminado”, é como ficou conhecido Sidarta Gautama, um príncipe de um antigo reino da Índia, hoje correspondente ao Nepal. Com uma infância e adolescência regada a certo luxo, Gautama cresceu, casou-se e teve um filho, mas ainda continuava protegido de perto por seu pai.

Contudo, o homem iluminado conseguiu sair das dependências do reino – e isso mudou totalmente sua vida. Buda viu um idoso que mal conseguia andar, uma pessoa agonizando e um cadáver. Com isso, abandonou tudo o que tinha e passou a meditar em busca de respostas para a salvação da humanidade. Durante sua peregrinação, pediu esmola, jejuou e procurou a luz.

Legado

Foi o fundador do budismo, religião que busca o autocontrole e a independência dos bens materiais por meio das técnicas de meditação e de pensamentos positivos.

SAIBA MAIS

7 frases budistas que farão você enxergar a vida com outros olhos
O que é o budismo?
12 dicas para começar a praticar meditação