Tons neutros na decoração: eles fazem o cômodo parecer maior

Utilizar tons neutros na decoração é uma ótima solução para ampliar os espaços, sem contar que eles permitem ousar na cor dos objetos e móveis do cômodo

quarto de casal com tons neutros na decoração
Foto: Gui Morelli

Um dos truques mais conhecidos para trazer amplitude para um ambiente de medidas reduzidas é apostar em tons neutros na decoração. E foi o que os arquitetos fizeram nos dois quartos a seguir.

Projeto 1: Casa100 Arquitetura, São Paulo – SP

Planejados

Para deixar o ambiente de 17m² amplo e prático, José Guilherme Carceles e Diogo Luz, arquitetos da CASA100 Arquitetura, apostaram em móveis sob medida para este quarto. “Criamos sobre a cama estruturas em tubulação de cobre, engastadas na parede com prateleiras em madeira de ponta a ponta, deixando bastante espaço para a moradora guardar objetos”, contam.

Tons neutros na decoração e conforto em primeiro lugar!

“Colocar bastante almofadas na cama, tapetes ao lado, usar a madeira como um elemento mais quente, trabalhar uma iluminação indireta e mais suave” foram as soluções para deixar o quarto mais acolhedor, de acordo com os profissionais. A utilização de tons neutros na decoração também auxiliou nessa tarefa!

Projeto 2: Amanda Miranda Arquitetura, Rio de Janeiro – RJ

quarto de casal com escritório e tons neutros na decoração

Foto: MCA Estúdio

Multiúso

Com apenas 16m² disponíveis, a arquiteta Amanda Miranda enfrentou o desafio de criar para um jovem casal um quarto com espaço para trabalho. “Para isso, propusemos o uso de uma bancada atrás da cama, acoplada à cabeceira, peça que esconderá um pouco a bagunça do escritório. E, atrás da cama, o marido pode continuar tendo a visão para a TV também”, diz.

Texto: Laís Rodrigues

LEIA TAMBÉM