Tomate: uma fonte de saúde

Confira quais são os benefícios desse alimento para a saúde e entenda o papel do licopeno, substância responsável pela cor vermelha do tomate.

Sopa gourmet, tomates com ervas e pimenta, pão, orégano
Foto Shutterstock.com

Licopeno é o nome da substância que faz do tomate uma fonte de saúde. “Possui ação antioxidante, reduzindo o efeito dos radicais livres e, consequentemente, afastando o risco de câncer de próstata e mama”, afirma a nutricionista Márcia Dal Médico. A substância dá a cor vermelha ao tomate. Além das propriedades anticancerígenas, evita a oxidação do colesterol ruim (LDL), reduzindo a formação de placas de gordura nas artérias.

Sopa gourmet, tomates com ervas e pimenta, pão, orégano

Foto Shutterstock.com

 

Não o deixe de fora do prato!

O tomate oferece nutrientes como o potássio, que participa dos impulsos nervosos, das contrações musculares e dos batimentos cardíacos. Também contém vitamina C, outro nutriente que funciona como antioxidante. O ideal é ingerir o legume pelo menos três vezes por semana.

Dica de especialista

“Molho de tomate e tomates cozidos oferecem maior proteção contra o câncer, pois o calor libera o licopeno. Se o molho for feito com azeite, a absorção do licopeno aumenta, pois a substância é solúvel em gorduras”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio. Prefira fazer o molho de tomate em casa, pois os industrializados geralmente contêm muito sal. O azeite é rico em gorduras benéficas, que aumentam o bom colesterol e protegem os neurônios.

Saiba mais:

Vegetais: 9 truques para não errar e comprar os mais saborosos!

Conheça os tipos de azeite e aprenda a cozinhar com eles

Vitamina C pode diminuir o risco de catarata

Consultoria Márcia Dal Médico, nutricionista; Greice Caroline Baggio, nutricionista