Teste: você sabe tomar a pílula anticoncepcional do jeito certo?

A pílula é o método mais popular entre as mulheres que desejam uma proteção a mais no sexo, mas você sabe tomar o anticoncepcional do jeito certo? Descubra!

Na imagem, uma cartela de pílula está ao lado de uma camisinha, um relógio rosa e maquiagens. Anticoncepcional do jeito certo.
(Foto: Reprodução/Shutterstock Images)

A pílula é o método mais popular e um dos mais eficazes para as mulheres que querem ter uma proteção a mais na vida sexual. Ainda assim, a maioria das falhas do produto é causado pelas mulheres que não tomam o anticoncepcional do jeito certo. Desse modo, venha descobrir se você sabe como usar a pílula e, se não, aprenda como!

Tomando anticoncepcional do jeito certo!

Você sabia que não basta apenas tomar a pílula correndo quando atrasa. A semana em que você está faz diferença em como agir. Confira:

Primeira semana (pílula 1-7): é importante usar camisinha especialmente nessa semana. Se esqueceu, deve se lembrar de usar algum outro método anticoncepcional nos próximos sete dias. Se transou sem camisinha nos últimos cinco dias, pode ser necessário alguma medida emergencial, fale com seu médico.

Segunda semana (pílula 8-14): use um método de proteção nos próximos sete dias. Se esqueceu de tomar a pílula na semana anterior e transou nos últimos cinco dias sem camisinha, consulte seu médico para uma possível medida emergencial.

Terceira semana (15-21): use camisinha ou outro método nos próximos sete dias. Nessa fase, a pílula já fez bastante efeito, contanto que não tenha esquecido em outro momento. Ainda assim, inicie uma nova cartela sem intervalos. Ou seja, se toma uma cartela de 21 dias, inicie a próxima no dia seguinte; se usa de 28 dias, jogue fora os dias relativos a 22 a 28 dias e inicie uma nova cartela, já que essas últimas pílulas não tem efeito, e se esquecer de tomá-las, não tem problema, continue seguindo a cartela, o efeito não será reduzido.

Se não puder tomar rapidamente outra cartela, no dia seguinte, use outros métodos de prevenção como camisinha, diafragma, entre outros. Lembrando que esse método não previne DSTs, e deve ser usada em toda relação sexual! Em caso de dúvida, procure seu médico.

LEIA TAMBÉM

Texto: Camila Ramos