É verdade que tomar antibióticos por muito tempo escurece os dentes?

A lista de dúvidas sobre medicamentos é longa e os mitos também. Descubra a verdade por trás dos antibióticos, será que eles escurecem mesmo os dentes?

Remedios, comprimidos, antibióticosrimidos
FOTO: Shutterstock Images

A lista de dúvidas sobre medicamentos é longa e os mitos criados em volta do assunto também. Será verdade que usar com frequência antibióticos, escurece mesmo os dentes?

gif do personagem do looney tunes patolino curioso e na expectativa de saber se os antibioticos fazem mal aos dentes

FOTO: Reprodução/Warner Bros

Especialistas explicam

O único antibiótico que tem essa característica é a tetraciclina, que se caracteriza por ser um antibiótico de amplo espectro que foi muito utilizado na década de 1960. Isso ocorre porque a molécula de tetraciclina tem uma grande afinidade pelo íon cálcio, formando um quelato”, afirma Thiago Mattar Cunha, professor doutor do Departamento de Farmacologia de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (FMRP).

Quando era administrado em crianças na fase em que os dentes ainda estavam em desenvolvimento, existia o risco de deixar manchas nos dentes.

Remedios, comprimidos, antibióticosrimidos

FOTO: Shutterstock Images

Hoje em dia, isso não acontece mais, pois a tetraciclina não é mais prescrita na primeira infância”, afirmam Claudia Becker e Maria Tereza Santos Araujo, professoras de Farmácia da Universidade Anhembi Morumbi.

 

SAIBA MAIS

Remédios antidepressivos viciam?

Excesso de remédios pode prejudicar a saúde das crianças

 

Texto: Ana Beatriz Garcia  Edição: Nathália Piccoli