Saiba quais são os tipos mais comuns de batata e suas caraterísticas

Yacon, inglesa, mandioquinha e mais! Conheça os tipos mais comuns de batata, suas características e principais benefícios para a saúde!

Por Lucas Ferreira - 20/03/2017
Tipos mais comuns de batata

Batatas sobre a mesa FOTO: iStock.com/Getty Images

Quem não gosta de um purê, batatas assadas ou até mesmo recheadas? Principal ingrediente de diversos pratos, a batata pode se uma excelente opção para substituir o arroz, por exemplo. No entanto, para garantir os principais nutrientes do tubérculo, é preciso variar. Conheça os tipos mais comuns de batata:

Tipos mais comuns de batata

Batatas sobre uma mesa
FOTO: iStock.com/Getty Images

Batata Yacon

De sabor adocicado, a batata yacon se tornou aliada dos diabéticos, já que é um alimento que auxilia no controle da glicemia. “Suas raízes têm açúcares capazes de estimular o desenvolvimento de bactérias boas, que garantem a saúde do intestino. Por isso, a batata yacon vem sendo utilizada em pesquisas com diabéticos, já que seu consumo parece não aumentar a quantidade de açúcar no sangue”, explica a nutricionista Robena Molinari.

Batata Inglesa

Sem dúvidas, essa variação é a mais comum nos supermercados. Fontes de flavonoides, a batata inglesa ajuda a combater os radicais livres, prevenindo o câncer. O legume ainda é fonte de potássio, que auxilia na diminuição das câimbras. Na hora dos preparos, essa versão é a favorita para as famosas batatas recheadas. Outro componente da batata é a presença de amido. “O nutriente também é necessário para o funcionamento do sistema nervoso e regula o metabolismo de proteínas e gorduras”, completa a nutricionista Greice Caroline Baggio.

Ágata

Essa batata apresenta formato oval, de casca amarela e polpa clara, sendo um dos tipos mais encontrados nos supermercados. Por possuir menor quantidade de amido, ela vai bem em preparações como sopas e saladas.

Mandioquinha

Esse é o apelido da batata baroa. Essa versão é da mesma família das cenouras, salsinha, coentro e aipo. Fonte de carboidratos, o alimento garante mais energia, auxilia na concentração e ainda afasta o mau humor. É uma excelente opção para ser consumida antes do treino.

 
LEIA TAMBÉM