Gordura: confira quais são os diferentes tipos!

Conhecer o tipo de gordura consumida, colabora para a formulação de um cardápio adequado. Mesmo parecendo vilões, elas precisam fazer parte da dieta.

vasos sanguíneos
Foto Shutterstock.com

“O colesterol é um tipo de gordura presente no nosso organismo e nos alimentos de origem animal, ricos em gordura saturada: carnes, aves, leite, queijos, manteiga, etc. É consumido sem percebermos, uma vez que costuma estar presente em alimentos industrializados, tais como biscoitos, cremes, bolos, tortas, sorvetes, pães e muitos outros.

Manteiga, clarificada, caneca, colher

Foto Shutterstock.com

Nesses produtos, é também encontrada, além de gordura saturada, a temida gordura trans, que tem como principal fonte a gordura vegetal hidrogenada, formada por um processo industrial e com grande participação na elevação, principalmente, do colesterol ruim, o LDL”, explica a nutricionista Patricia Davidson.

vasos sanguíneos

Foto Shutterstock.com

Existem dois tipos de colesterol. O colesterol HDL é ligado a lipoproteínas de alta densidade, enquanto o colesterol LDL é ligado a lipoproteínas de baixa densidade. No caso do segundo, ele se desfaz mais facilmente na corrente sanguínea antes de chegar ao destino final, se acumulando nos vasos e artérias. Por isso, recebe o apelido de “mau” colesterol – é a respeito dele que os médicos falam quando dizem que é preciso se preocupar com as taxas de colesterol.

berinjela

Foto iStock.com/Getty Images

As já citadas antocianinas presentes na berinjela têm atuação destacada quando se trata de reduzir a proporção do colesterol LDL. Um benefício indispensável, uma vez que, quando o sangue encontra dificuldades para circular, aumentam os riscos de consequências como infarto e acidente vascular cerebral (AVC, mais conhecido como derrame).

Saiba mais: 

5 maneiras de turbinar o bom colesterol

3 consequências graves da pressão alta

Confira os erros mais cometidos por quem está acima do peso

Consultoria Patricia Davidson, nutricionista