Tipos de aquecedores: saiba quais são os melhores para a sua casa

Tipos de aquecedores: conheça as melhores opções para a sua casa

Elétrico, à óleo, à gás e, até, climatizadores podem ser uma opção para mandar adeus aos dias frios

tipos de aquecedores
Foto: Shutterstock

Não são todos os dias que a música de Jorge Ben Jor, “País Tropical“, faz lá muito sentido. Afinal, embora o brasileiro esteja acostumado com o clima quente na maioria das suas regiões e estações, há momentos em que o frio bate a porta e não há quem aguente ficar sem um agasalho ou cobertor. Não é à toa que existem diversos tipos de aquecedores disponíveis no mercado, com opções e características bem distintas, para melhor atender cada necessidade ou cômodo da sua casa.

Os equipamentos são perfeitos para criar uma temperatura amena e ambientes mais aconchegantes. Dependendo da sua intensidade, eles conseguem amornar um espaço em poucos minutos, dispensando uma quantidade enorme de roupas para ficar longe dos ventos gelados. Com modelos compactos, de chão, móveis ou embutidos, esses aparelhos vem ganhando cada vez mais adeptos, que prezam por qualidade e praticidade nos dias frios.

Entenda a diferença entre os tipos de aquecedores

Graças a sua variedade, o eletrodoméstico tem especificações únicas para cada exemplar. Enquanto umas tem maior eficácia em ambientes menores, outras consegue atingir bons resultados em cômodos espaçosos. Tudo dependerá da sua escolha!

Aquecedor de resistência incandescente

É um dos tipos de aquecedores mais comum e consumido entre os brasileiros. Seu sucesso está relacionado ao baixo custo e praticidade de utilização, aumentando rapidamente a temperatura do ambiente. Seu processo parte de uma resistência que gera calor, transmitindo para o resto do cômodo. Pode ser encontrado em dois tipos:

  • Elétrico: o mais vendido. Sua resistência é visível e protegida por uma tela de metal. Por isso, é necessário deixá-lo em locais de maior espaço, com pouca umidade e distante de outros objetos;
  • Termoventilador: também é elétrico, porém sua resistência está acoplada a hélices, que espalha melhor o ar quente pelo cômodo. Funciona, basicamente, como um ventilador, possibilitando que o usuário regule a sua velocidade.

Aquecedor cerâmico

A principal diferença desse modelo para o elétrico está na forma que o aparelho dissipa o calor. A resistência está envolta por uma camada de cerâmica que retém a temperatura e, por meio de uma ventoinha, espalha o ar de forma uniforme. Por isso, pode gerar certo barulho. É bastante econômico, não tem altos níveis de ressecamento do ar e ainda permite uma maior adaptabilidade aos diferentes cômodos, podendo estar embutido ou no chão.

Aquecedor à óleo

Se você está procurando um aquecedor eficiente e econômico, esse é o tipo certo. Embora sejam um pouco mais caros que os elétricos, possuem um nível maior de qualidade. Seu processo é feito por meio de resistências que esquentam um óleo interno (não precisa ser trocado), realizando a dispersão e troca de calor com o resto do ambiente. Por isso, demoram mais para conseguir elevar a temperatura.

Climatizador de ar

Vem ganhando cada vez mais espaço no mercado entre os tipos de aquecedores. O motivo? Sua possibilidade de aumentar e diminuir a temperatura de qualquer ambiente. Ou seja, serve para todas as estações do ano. São parecidos com ar-condicionados, portáteis e bastante eficientes. Seu ponto fraco está no valor, já que são mais caros que os modelos elétricos.

Aquecedor à gás

Equipamento específico para locais espaçosos e abertos. Além de serem mais caros que as outras opções, também são pesados, possuindo pouca flexibilidade. Sua ação é feita por meio de gás de cozinha, o que necessita maior cuidado e ventilação de ar.

Confira algumas opções para adquirir on-line

Leia também: