Conheça os principais tipos de alface e seus benefícios à saúde

A alface faz sucesso no cardápio dos brasileiros há muito tempo. Conheça os benefícios desse alimento e saiba as principais diferenças entre os tipos!

Antes do consumo, é importante higienizar as folhas de alface para proteger sua saúde.
Antes do consumo, é importante higienizar as folhas de alface para proteger sua saúde. Foto Shutterstock

De origem asiática, depois que foi trazida ao país pelos portugueses, a alface passou a fazer sucesso no cardápio dos brasileiros. Consagrada como a mais popular das saladas, é a hortaliça folhosa mais consumida por aqui. E não é à toa! Em todos os tipos de alface as propriedades do alimento são ótimas para a saúde. Vem saber mais!

No mercado estão disponíveis diversos tipos de alface, sendo que todos eles apresentam benefícios à saúde.

No mercado estão disponíveis diversos tipos de alface, sendo que todos eles apresentam benefícios à saúde. FOTO Shutterstock

Reforço de nutrientes

Os benefícios da alface não provêm apenas das vitaminas, já que também concentra uma boa gama de minerais: potássio, fósforo, cálcio, sódio, magnésio e ferro. “O potássio tem papel importante na formação e transmissão de impulsos nervosos e na atividade muscular, além de ajudar a eliminar líquidos, evitando sua retenção e consequentes inchaços. O magnésio evita câimbras musculares e tremores no organismo, já que é um relaxante muscular”, explica a nutricionista Luana Vasconcelos.

A celulose é outro nutriente que acrescenta boas propriedades à alface. Essa fibra melhora o funcionamento do intestino e acelera seu esvaziamento, diminuindo o tempo de contato do organismo com substâncias maléficas que podem levar até mesmo ao câncer. Em poucas calorias, todos os tipos de alface possuem ainda efeito cicatrizante, desintoxicante, anti-inflamatório e digestivo.

 

Consultoria Luana Vasconcelos, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM: