3 tipos de arroz para turbinar a saúde e enriquecer sua receita

O arroz branco é bastante consumido pelos brasileiros. Entretanto, é possível encontrar esse cereal em outras versões, que são mais benéficas à saúde.

pote-branco-arroz-negro-integral
FOTO: iStock e Getty Images

Além dos famosos arroz integral e refinado, existem outros tipos do cereal que oferecem diferentes nutrientes e podem ser consumidos no dia a dia. A seguir, confira 3 opções para você variar suas receitas e ganhar ainda mais saúde!

 

tipos-arroz-colher-pau-graos-variedade

FOTO: Shutterstock

 

Arroz preto

A coloração dos grãos, na verdade, é um roxo tão escuro que aparenta ser preto. E esse tom exótico é sinal de que o cereal é repleto de antocianina, uma substância antioxidante que regula a formação de coágulos no sangue, prevenindo infartos. “O alimento possui como peculiaridade um leve aroma de castanha e sabor único. Depois de cozido, o grão fica al dente sem perder a textura macia e permanece inteiro, podendo ser usado até mesmo em saladas”, indica a nutricionista Gabriela Marcelino.

Além disso, se comparado ao arroz integral, a versão preta é mais rica em proteínas, nutrientes que participam da formação e manutenção de músculos, pele e cabelos.

 

pote-branco-arroz-negro-integral

FOTO: iStock e Getty Images

 

Arroz selvagem

Também de cor preta, esse tipo de arroz tem os grãos mais compridos, com o interior claro. “Ele é mais nutritivo que o branco, é rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Alguns estudos citam seu benefício nas dietas antidiabéticas”, diz a nutricionista Fátima Corradini Domingues.

Possui o dobro de proteínas do arroz integral e três vezes mais fibras do que o branco. Na hora do preparo, necessita de mais água para ficar macio: 3 xícaras (600ml) de água para cada xícara (chá) do alimento é o recomendado.

 

Arroz vermelho

Com maior quantidade de ferro, ele é uma boa opção para prevenir anemia. O colorido dos grãos também mostra que eles são ricos em compostos fenólicos, que ajudam no controle do colesterol, afastam o envelhecimento precoce e aumentam a proteção contra o câncer. Essa versão também possui maior quantidade de zinco, mineral que age como antioxidante e é essencial para o paladar.

 

 

Consultoria: Fátima Corradini Domingues e Gabriela Marcelino, nutricionistas

 

 

LEIA TAMBÉM: