Tipo de fome: como reconhecer cada uma e comer da maneira certa!

Você sabia que a fome se manifesta de diversas maneiras? Para comer menos, é essencial ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes essenciais!

Fome prato comida saudável
Foto: iStock.com/Getty Images

A nutricionista Vanessa Pimentel destaca que “A sensação de fome é um tanto quanto controversa”. Isso porque ela não pode ser caracterizada como uma coisa só, apesar do sintoma ser o mesmo: aquela pontada na boca do estômago e ansiedade por um pedaço de comida. “Haveria, inicialmente, que se distinguir a fome aguda, aquela momentânea, da fome crônica, que é permanente, e da vontade de comer”, destaca a profissional. Aprenda a diferenciá-las e como suprir suas necessidades da melhor forma!

Fome prato comida saudável

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Estado de privação

Ficar muito tempo sem comer, ou ingerir menos que 50% do que seu corpo precisa, faz com que ele entenda que tenha que estocar gordura, que leva ao acúmulo dessa substância. Por isso, quando seu estômago te chama para comer, não finja que não está escutando. “Normalmente o organismo entra em modo de privação quando ficamos mais de 3 horas sem comer nada”, destaca a nutricionista.

Dica: drible esse problema comendo pequenas refeições, pelo menos, a cada três horas. Assim você fica mais saciado e evita gordurinhas localizadas.

Fome celular ou nutricional

É necessário um plano alimentar balanceado para que seu corpo esteja efetivamente nutrido. Caso isso não aconteça, o organismo sente a falta dos nutrientes, sabia? Os sintomas são dor de cabeça, dores no estômago e irritabilidade, parecidos com o do estado de privação. Por isso, pode parecer que está com fome, mas na verdade seu corpo está pedindo uma alimentação adequada.

Dica: fazer seis refeições ao longo do dia e bem colorida, com grupos alimentares variados, como frutas, verduras, grãos, carboidratos e proteínas, fazem a diferença no estado nutricional.

Quando a sede se confunde com fome

Sim, isso pode acontecer! “Se você anda negligente com o consumo hídrico e sentir fome, antes de atacar o alimento beba um copo de água e aguarde 15 minutos”, indica a profissional. Aí você pode avaliar se de fato estava com fome ou era necessidade de líquidos.

Dica: se você acha difícil o consumo regular de água durante o dia, invista em sucos naturais intercalados entre refeições. Apetecem o paladar e ainda ajudam na hidratação do corpo.

Copo água sede

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Fome por ansiedade

Esse tipo é aquele que engana. Seu corpo não está pedindo energia e muito menos nutrientes. Mas, mesmo assim, você tem aquela sensação de que precisa comer (muitas vezes uma barra inteira de chocolate!). Por isso, vale a pena prestar atenção para não cair em ciladas alimentares e deixar se levar pela compulsão.

Dica: a melhor maneira de reverter essa sensação é tentar controlar as emoções e buscar um alimento mais saudável para beliscar. Que tal investir em frutas frescas e castanhas?

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Vanessa Pimentel, nutricionista

 

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