Passo a passo para tingir o cabelo em casa e economizar

Aprenda o passo a passo para tingir seu próprio cabelo sem sair de casa! A medida é ideal para quem quer economizar e ficar linda!

Por Melissa Marques - 03/01/2017
cabeleireira tingindo o cabelo de uma mulher

Foto: iStock

Quem dera ter um salão de beleza em casa, não é mesmo? Mas na hora de tingir as madeixas, todo cuidado é pouco, pois qualquer erro pode levar o seu visual por água abaixo.

Em todo caso, quando não dá tempo de ir ao salão ou falta aquela graninha básica para retocar a tintura, o velho ditado do “faça você mesmo” vem à tona e para isso preparamos um passo a passo para você aprender a tingir o seu próprio cabelo.

Tingir cabelo cabeleireira tingindo o cabelo de uma mulher

Foto: iStock

Dicas para tingir o cabelo em casa

Para colorações mais elaboradas é sempre preferível fazer no salão com um profissional qualificado, mas o simples retoque da raiz pode ser realizado em casa sem medo. Siga as orientações do hair stylist Bruno DiMaglio:

  1. Evite usar tintura. Para tingir o cabelo em casa prefira usar os tonalizantes, que saem com as lavagens e não alteram a cor realizada pelo seu cabeleireiro.
  2. Leia atentamente as instruções e prepare o produto conforme orienta o folheto explicativo.
  3. Escolha uma roupa mais velha ou uma capa protetora, caso a tinta respingue na roupa, e use luvas para a aplicação.
  4. Faça um teste de alergia, aplicando o produto primeiramente na pele da nuca ou na parte interna do braço. Espere para ver se terá alguma reação ao produto.
  5. Teste a cor numa mecha atrás da orelha e espere secar. Confira o resultado para ter certeza de que é isso mesmo que você quer.
  6. Divida o cabelo em mechas finas para facilitar a aplicação.
  7. Comece aplicando o produto pela nuca, diretamente na raiz dos fios. “Por ser a região mais fria da cabeça, a ação do produto é sempre mais lenta”, afirma Bruno DiMaglio, “ao contrário da região das têmporas e testa, que são mais quentes e o produto age mais rapidamente”.
  8. Se for apenas retocar a raiz, não espalhe o produto em direção às pontas.  “Um produto que pode ser usado para retoque de raiz, que não altera o tom da coloração, é o conhecido Grecin, que serve para esse tipo de procedimento”, lembra Bruno, que até postou um vídeo no YouTube sobre o procedimento.
  9. Espere o tempo indicado na embalagem do produto. Para tinturas a coloração leva de 35 a 40 minutos, já os tonalizantes de 20 a 25 minutos.
  10. Enxague bem o cabelo e use um xampu e condicionador próprios pós química para neutralizar o PH dos cabelos.

LEIA TAMBÉM

Texto: Isabela Zamboni Consultoria: Bruno DiMaglio, hair stylist. Twitter: @BrunoDiMaglio