Tesoura ou navalha: escolha a melhor opção para seus fios!

Devo optar por tesoura ou navalha na hora de cortar as madeixas? Esclareça suas dúvidas sobre essas duas ferramentas e saiba qual a melhor opção

mulher morena cortando a própria franja com uma tesoura
Foto: iStock.com/Getty Images

Para conseguir o visual desejado é importante decidir qual ferramenta utilizar na hora do corte: tesoura ou navalha? O assimétrico da navalha é perfeito para reduzir o volume e desconectar os fios, enquanto a tesoura garante um desenho mais definido e seguro. Selecionamos algumas diferenças para que você possa tirar suas dúvidas, comparar e optar pelo corte certeiro!

Tesoura ou navalha? Entenda as diferenças!

Mãos de tesoura

Com mais opções que a navalha, o instrumento consegue produzir diferentes efeitos. Para um corte reto e preciso, o ideal é apostar na tesoura fio laser. “Ela prende a mecha, impedindo que o cabelo escorregue”, explica Cláudia Santana, visagista do Espaço Della, de São Paulo. Outras opções são a fio navalha, para cortes mais assimétricos, e a desfiadeira, que retira maior quantidade de cabelo, diminuindo o volume. A preferência pela tesoura se dá pela segurança e versatilidade. “Elas podem ser usadas em qualquer tipo de cabelo, do liso ao crespo, e ainda proporcionam cortes simétricos e assimétricos”, define Cláudia.

Navalha da leveza

Apesar de contraindicada em alguns casos, como para cabelos quimicamente alisados ou cacheados, a navalha é muito usada e recomendada para desfiar e moldar os cabelos volumosos, proporcionando melhor efeito que o da tesoura desfiadeira. Mas, como o equipamento mexe na estrutura dos fios, abrindo as cutículas, todo cuidado é pouco. Prefira cortar com os cabelos molhados e certifique-se de que as lâminas estão devidamente afiadas. “Caso contrário, a navalha velha pode deixar as pontas abertas e o cabelo com aspecto de danificado”, adverte Rozee Candido, hairstylist do salão Rozze&Rozzees Coiffure, de São Paulo.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Cláudia Santana, visagista do Espaço Della, de São Paulo; Rozee Candido, hairstylist do salão Rozze&Rozzees Coiffure, de São Paulo

LEIA TAMBÉM