Terrário em casa: confira como é simples ter o seu

O terrário é uma excelente opção para trazer o verde para dentro das casas, até mesmo naquelas com tamanho reduzido. Confira as dicas para terrário aberto e fechado e um passo a passo incrível que separamos para você!

terrário colorido e com pedras em casa
Foto: Shutterstock.com

O verde está cada vez sendo mais desejado dentro das casas mas, é comum esbarrarmos em um pequeno problema: falta de espaço. Por isso, o terrário é uma excelente opção. A arquiteta Verônica Naka do Akira Arquitetos (www.akira.arq.br) e do blog oquintaldecasa.blogspot.com ensina a fazer um lindo terrário que, além de colorido e decorativo, pode ser feito no tamanho exato do espaço que se tem. A montagem é simples e você pode usar um vaso de vidro ou mesmo um recipiente reaproveitado que seja transparente!

Materiais utilizados 

– Recipiente transparente;
– Carvão vegetal;
– Terra;
– Pedras coloridas;
– Suculentas;
– Ferramentas como:colher, tesoura, pinça e palitinho de fondue

Passo a passo para fazer o terrário

Prepare a base fazendo uma camada de pedra e, em seguida, coloque uma camada de carvão. Depois, adicione uma camada de terra que irá cobrir o carvão. “O carvão serve para ajudar a tirar a umidade do seu terrário”, salienta a arquiteta. Em seguida, acrescente as suculentas e finalize com uma camada de pedra, que serve para dar acabamento e para o melhor desenvolvimento da sua plantinha.

Cuidados 

Existem dois tipos de terrários: os abertos (que montamos aqui) e os fechados. “Para os terrários abertos, utilizamos cactos e suculentas e o cuidado especial é com a terra, que precisa ser bem drenada, pois irá nutrir plantas que preferem ambiente árido”, orienta Verônica. Nesse caso, é indicado molhar as plantas apenas uma vez por semana para não morrerem. Já para os terrários fechados, a dica da profissional é investir em avencas, samambaias, heras, musgos, bromélias e epífitas. “Tampe-o e regue apenas uma vez por mês”, afirma.

Consultoria: Verônica Naka – Akiro Arquitetos – www.akiro.arq.br e oquintaldecasa.blogspot.com

LEIA TAMBÉM: