5 terapias alternativas para relaxar o corpo e a mente

As terapias alternativas são eficazes para combater problemas como ansiedade e depressão, trazendo bem-estar e qualidade de vida para as pessoas.

mulher-deitada-grama-sorrindo-descansando-relaxando
FOTO: Reprodução

Sabia que, com a orientação correta, é possível combater depressão, ansiedade e outros distúrbios de fundo emocional e garantir uma vida com mais qualidade? Para isso, além dos tratamentos empregados pelo médico, apostar em algumas terapias alternativas pode ajudar a contornar os problemas. Confira os principais e consulte um profissional especializado!

 

mulher-deitada-grama-sorrindo-descansando-relaxando

FOTO: Reprodução

 

1. Aromaterapia

A técnica busca a cura de doenças com o auxílio de vegetais extraídos de folhas, flores, cascas, sementes e frutos de plantas e árvores. As essências utilizadas no método são conhecidas como óleos essenciais. “Quando as moléculas do óleo penetram na cavidade interna do nariz, encaixam-se em pequenos cílios e transmitem informações para uma região do cérebro responsável pela memória, pelos sentimentos, pelas respostas emocionais e pela liberação de hormônios”, salienta a química e terapeuta holística Flávia Thaís Oliveira de Souza.

2. Cromoterapia

O método prega que a presença de cores é essencial para a harmonia física e espiritual. Por isso, cada tom exerce vibrações diferentes. Na terapia, emprega-se o uso de cristais em combinação com as cores para promover o alinhamento do chakras e da harmonia do indivíduo. De acordo com os princípios da cromoterapia, os tons quentes são o vermelho, o amarelo e o laranja; os frios são o azul, o índigo e o lilás; e o verde é considerado uma cor neutra.

 

mulher-deitada-acupuntura-feliz-relaxada-olhos-fechados

FOTO: Reprodução

 

3. Acupuntura

Criada há 5 mil anos, a técnica chinesa consiste na estimulação de pontos estratégicos no corpo por meio da inserção de pequenas agulhas. Os benefícios do procedimento são muitos. “Há fortes evidências de que a acupuntura permite uma diminuição da ansiedade e propicia calma e tranquilidade, que tornam mais possível o caminho do autoconhecimento”, afirma o psiquiatra Sérgio Lima.

4. Fitoterapia

Trata-se do uso de plantas para fins terapêuticos. “É considerada fitoterápica toda preparação farmacêutica com chás, tinturas, xaropes, pomadas e cápsulas que utiliza como matéria-prima algumas partes de plantas como folhas, caules, raízes, flores e sementes”, afirma a farmacêutica e homeopata Adriana Márcia Gonçalves. Durante o tratamento, são empregadas diversas ervas com os mais variados sabores (amargo, azedo, doce) e temperaturas (quente, frio, morno) e cada doença é tratada de acordo com as características de cada planta e a necessidade do paciente.

 

terapias-mulher-deitada-massagem-massoterapia-relaxando-olhos-fechados

FOTO: Shutterstock

5. Massoterapia

Por meio de movimentos precisos, realizados com as mãos, braços, pés ou aparelhos e equipamentos especiais em pontos estratégicos do corpo, o terapeuta promove o bem-estar físico e o relaxamento do paciente. A técnica é bem-vinda quando o assunto é estresse.

 

 

Texto: Juliana Mesquita/Colaboradora

Consultoria: Adriana Márcia Gonçalves, farmacêutica e homeopata; Flávia Thaís Oliveira de Souza, química e terapeuta holística; Sérgio Lima, psiquiatra

 

 

LEIA TAMBÉM: