Tênis de crochê: aprenda a fazer

Esqueça os sapatinhos tradicionais! Aprenda a fazer um tênis de crochê: uma peça diferente, com estilo para você presentear ou vender.

Sapatinho de bebê feito de crochê, réplica do tênis All Star®
Foto: Guilherme Corrêa/Colaborador

Tênis de crochê: um mimo muito especial e cheio de estilo! Seja para presentear ou vender, que tal apostar em um jeito diferente de fazer essa peça? Esqueça os sapatinhos comuns! Com certeza, as mamães vão adorar! Aprenda passo a passo:

Tênis de bebê feito de crochê, réplica do tênis All Star®

Foto: Guilherme Corrêa/Colaborador

Materiais:

Fio Camila (125m) da Coats Corrente®
1 novelo de cada nas cores: branco (B), azul (130), preta (N) e vermelho (46)
Agulha para crochê de 1,25mm
Agulha de ponta arredondada para bordado e tesoura

Tamanho:

5cm x 8cm (sola), altura (4cm)

Pontos:

p.:, corr.:, p.bx.:, p.b.:, p.b.r.d.:, p.a.:, p.a.r.d.:, 2 p.a.f.j.:, carr.:

Execução do tênis:

Sola do tênis: com o fio Camila branco e ag. de crochê 1,25mm, inicie a peça com um cordão de 16 corr., 1ª carr.: 1 corr., 5 p.b., 25 p.a., 5 p.b., 7 p.a., 1 p.bx. para fechar a carr.. Da 2ª até a 6ª carr. continue seguindo o diag. 1. Trab. em carr. circulares e feche cada carr. com 1 p.bx.

Peito do pé e lingueta: use o fio Camila branco e ag. de crochê 1,25mm, e trab. da parte da frente do tênis acompanhando o diag. 2 da 1ª até a 9ª carrr. Trab. em carr. de ida e volta. Da 1ª até a 3ª carr. use o fio Camila branco, da 4ª até a 9ª carr. use o fio Camila na cor azul. OBS: na 12ª carr. feche os 12 p.a.f.j. de uma só vez para formar o peito do pé em branco.

Laterais e calcanhar: com o fio Camila na cor azul, trab. as laterais do tênis e o calcanhar acompanhando o diag. 3 da 1ª até a 4ª carr. Trab. em carr. ida e volta.

Detalhes:

Cordão: com o fio Camila branco e ag. de crochê 1,25mm, trab. um cordão de 30cm em corr., transpasse este cordão nos espaços formados ao fazer as laterais do tênis (diag.3).

Detalhe círculo (diagrama 4): com o fio Camila branco e ag. de crochê 1,25mm, inicie o motivo fazendo o anel mágico. 1ª carr.: 3 corr., 15 p.a., 1 p.bx. para fechar a carr.. Rem. o fio e reserve a peça. Mude para o fio Camila na cor vermelho e ag. para bordar e prenda o círculo na lateral externa do tênis em p. de alinhavo. Observe o esquema de medidas.

Acabamento em bordado: use o fio Camila na cor preta e ag. para bordar e trab. em relevo sobre a 5ª e 6ª da sola (diag.1) o bordado em p. cadeia. Observe a linha pontilhada no esquema para fazer este acabamento. Faça o outro pé igual invertendo o lado para pregar o detalhe do círculo.

Legenda com explicação sobre os passos do crochê que estão presentes nos diagramas da peça

VEJA MAIS:

Tapete de coruja de crochê: saiba como fazer

Agulhas de crochê: conheça os diferentes tipos

Aprenda a fazer uma almofada de crochê

Esquema de medidas em crochê a serem utilizadas e diagrama com o preparo da peça

 

Diagramas explicativos com o modo de fazer cada parte da peça em crochê

Texto explicativo sobre como fazer o ponto cadeia.

Tabela explicativa com as abreviações das palavras utilizadas no texto para a produção das peças em crochê

Crochê: Sandra Domingues/Colaboradora
Gráfico e texto: Vanda Ribeiro/Colaboradora