Tênis de corrida: 5 dicas para conservar e lavar

Com os cuidados certos de conservação e lavagem, o seu tênis de corrida pode durar muito mais. Selecionamos 5 dicas para ajudar nessa hora

Tênis de corrida: 5 dicas para conservar e lavar
FOTO: Shutterstock.com

Um bom par de tênis custa caro, e por isso, conservá-lo adequadamente é muito importante. Desde o jeito correto de usar e guardar ao modo de lavar, tudo influi na durabilidade do calçado.

Confira a seguir 5 dicas para conservar e lavar seu calçado e fazer com dure muito mais!

 

Tênis de corrida: 5 dicas para conservar e lavar

FOTO: Shutterstock.com

5 dicas para conservar seu tênis de corrida

1. Capriche nas meias

Para começar, a dica é usar o tênis sempre com meias, que além de deixarem a pisada mais confortável, ainda protegem o calçado de sujeiras e sudorese excessiva.

2. Deixe-o “respirar”

Após o uso, nada de guardar o par diretamente na sapateira ou armário. O ideal é colocar os tênis em local arejado para deixá-lo “respirar”. O mesmo vale para as palmilhas: retire-as e deixe-as em área de boa ventilação, evitando, assim, a proliferação de fungos e bactérias que causam odores desagradáveis.

3. Tenha em mente que há um “prazo de validade”

Mesmo fazendo a conservação adequada, saiba que todo tênis tem uma vida útil. “Alguns fabricantes estipulam a durabilidade do solado a partir da quantidade de quilômetros percorridos”, explica o educador físico Felipe Lopes. Em média, a vida útil de um par é de 800km. Mas, caso perceba que o solado esteja desgastado ou exista rasgos nas laterais, é hora de desapegar.

4. Atenção na hora de lavar

Além da manutenção adequada, é importante lavar o tênis conforme as orientações do fabricante. Antes de iniciar o processo, o ideal é retirar as palmilhas e os cadarços, que devem ser lavados separadamente.

5. Faça uma lavagem perfeita

Em seguida, o par deve ser molhado em água corrente e fria e esfregado delicadamente com uma escova de cerdas macias. O calçado nunca deve ser deixado de molho e tampouco ser colocado em máquinas de lavar ou secar.
Use um sabão neutro ou aposte em produtos de limpeza específicos. Em seguida, enxágue com água corrente e em abundância. Deixe-o secar na sombra, em um local com boa ventilação, mantendo-o na posição horizontal.

 

 

LEIA TAMBÉM

 

 

Texto: Érica Aguiar e Natália Ortega – Edição: Victor Santos
Consultoria: Felipe Lopes da Silva, educador físico da Academia Fluyr Saudável, de São Paulo