Conheça alguns temperos que fazem maravilhas no organismo

Veja 4 temperos que trazem benefícios à sua saúde e entenda quando usar cada um deles no preparo de suas refeições diárias

noz-moscada
FOTO: Shutterstock

Temperos podem fazer bem ao organismo. Nessa matéria você confere os benefícios do louro, que serve para tratar problemas estomacais; do manjericão, para eliminar gases e dores reumáticas; noz-moscada e suas propriedades anti-inflamatórias e o orégano com seu poder antioxidante. Saiba mais!

noz-moscada

FOTO: Shutterstock

Louro

Disponível em forma de folhas e pó, o louro traz consigo características marcantes. Geralmente incorporado ao sabor do feijão, ele é um auxílio e tanto para tratar problemas estomacais, como azia, má digestão e gases. O louro ainda atua na redução da retenção de líquidos, o que também lhe caracteriza como diurético.

Manjericão

Basta incluí-lo ao molho de massas para sentir toda a diferença no sabor. “O manjericão é popularmente utilizado para melhorar a digestão das gorduras, eliminar os gases intestinais, auxiliar nas dores reumáticas e nos problemas respiratórios”, comenta o especialista em medicina complementar e fitoterapia José Bassit. Além disso, o consumo da erva auxilia no alívio dos incômodos decorrentes da azia e má digestão.

Noz-moscada

Para muitos, ela é utilizada como um segredo culinário, a fim de dar toques especiais em diversos pratos. Carregando consigo propriedades anti-inflamatórias e calmantes, o chá feito com a especiaria é muito apreciado. Outra vantagem é a de promover bem-estar ao sistema gastrointestinal, favorecendo a digestão. Contraindicações: grávidas.

Orégano

A maior vantagem do tempero encontra-se no seu poder antioxidante, que auxilia na prevenção do envelhecimento celular. Desta maneira, é possível proteger várias doenças, como o câncer. Além disso, o chá feito com a erva possui uma leve propriedade diurética, o que ajuda a evitar a retenção de líquidos.

LEIA MAIS: