Temperos: confira quais são as melhores opções contra a pressão alta

Quem tem hipertensão precisa substituir o famoso sal para manter a pressão regulada. Portanto, confira algumas dicas de temperos!

Folhas de alecrim, verduras, faca
Foto Shutterstock.com

Controlar a hipertensão depende muito que se coloca no prato, sabia? Reduzir o sal, por exemplo, é o primeiro passo. Para substituí-lo de uma maneira fácil e saborosa, confira abaixo algumas opções de temperos saudáveis e aromáticos!

 

Folhas de alecrim, verduras, faca

Foto: Shutterstock.com

Alecrim

Fortalece os pulmões contra asma, bronquite e tosse. Combina muito bem com frango, peixes e outros frutos do mar, serve para aromatizar azeites e temperar legumes.

Hortelã

É antisséptica, expectorante, antifúngica e antioxidante. Porém, é contraindicada em casos de enxaqueca e sudorese excessiva. Vai bem com molhos cremosos, como os de iogurte, para regar carnes, peixes e saladas.

Manjericão

É um dos temperos que ajudam na digestão das gorduras e fortalece a saúde dos pulmões. Também alivia sintomas de resfriados e melhora o trânsito intestinal. Tradicional na macarronada, a erva é ingrediente do molho pesto e tempera caldos, massas, saladas e arroz.

 

Manjericão verde fresca, mesa de madeira

Foto Shutterstock.com

Orégano

É mais comum usar as folhas secas mas, quando fresquinhas, oferecem antioxidantes que protegem de doenças cardiovasculares. Comum na pizza, a erva também tempera pratos mais saudáveis, como saladas com queijo, legumes e carnes.

Pimenta-do-reino

Contém piperina, responsável pelo seu odor e que aumenta a absorção de outros nutrientes ingeridos na refeição. Estimula a ação das enzimas digestivas do pâncreas e estimula o trânsito intestinal. Pode ser encontrada nas versões preta e branca, em grãos ou moídas.

Texto Redação Alto Astral

Leia também: