Tecnologia? Fique de olhos abertos

Aplicativos ajudam os pais a controlarem o acesso dos filhos à internet

Aplicativo para rastrear conteúdo
Por Luis Felipe Silva - 18/09/2018

Dependendo do aplicativo que você escolher, mantenha ele sempre com notificações ativadas para você não perder as atualizações. (Foto: ShutterStock/Pixabay Images)

O uso de celulares e tablets por crianças e adolescentes tem gerado polêmica nas escolas. É tanto aplicativo que a gente até se perde! Se por um lado os pais acham importante ter um meio direto de informação e de comunicação com os filhos, por outro ficam preocupados diante de tantos conteúdos inadequados e da falta de atenção na escola. Então, como resolver esse impasse?

Problemas na escola

De acordo com estudo desenvolvido pelo Instituto iStart em 2015, o mau uso das novas tecnologias na escola é frequente. As instituições pesquisadas afirmaram que já registraram, em média, 20 ocorrências de utilização inadequada dos dispositivos móveis entre os alunos em sala de aula. Ainda segundo a pesquisa, as crianças que utilizam celular, tablets e até mesmo câmeras fotográficas não estão recebendo orientações adequadas por parte da família e até da escola.

Existe solução!

Pensando em tranquilizar as famílias sobre o uso adequado dessas ferramentas na escola e em casa, algumas empresas criaram aplicativos para celulares em que os pais conseguem verificar o tempo de acesso dos filhos à internet, limitá-lo e ainda impedir que determinados conteúdos sejam baixados. Confira alguns deles:

DinnerTime: por meio desse aplicativo, disponível para dispositivos com Android, é possível bloquear o celular durante um determinado tempo, estabelecer um limite diário de uso ou até bloquear aplicativos específicos temporariamente, ajudando a manter as crianças focadas num uso educativo do dispositivo.

Kaspersky Parental Control: disponível para iOS e Android, controla os downloads de arquivos com a possibilidade de bloquear a transferência de dados privados, como números de telefone e de cartões de crédito, por exemplo.

Smylesafe Parental Controls: para iOS e Android, oferece, além de funções básicas, uma opção de envio de e-mail para o administrador quando alguém tenta acessar o conteúdo bloqueado. O aplicativo está disponível somente em versão paga.

Net Nanny: É um navegador personalizado que se torna o navegador padrão do seu filho, ajudando a restringir o acesso a conteúdos inapropriados.

VEJA TAMBÉM:

Texto: Jussara Tech//Edição: Luis Felipe Silva