Tapioca cheia de fibras: veja 3 opções de grãos para incrementar a receita!

Para deixar a tapioca ainda melhor nutricionalmente, basta adicionar fibras na hora de preparar. Confira 3 opções de grãos para incrementar sua receita!

Quinoa, grãos, sementes, colher de pau, tigela
Por Barbara Gatti - 21/09/2016

Foto Shutterstock.com

A tapioca é uma boa opção para variar o cardápio diário, porém não agrega à sua goma um nutriente importante para a digestão: as fibras. Elas são essenciais para a eliminação de toxinas do organismo – junto com a água. Para mudar esse quadro, a nutricionista Flávia Figueiredo dá a dica: “é possível acrescentar grãos integrais à tapioca, enriquecendo ainda mais a receita com as fibras presentes nesses cereais”. Confira 5 opções de grãos para incrementar sua receita e escolha a que mais te agrada. Depois, é só preparar junto com a massa e aproveitar!

Quinoa, grãos, sementes, colher de pau, tigela

Foto Shutterstock.com

Quinoa

O alimento é um pseudocereal, ou seja, são sementes com amido, mas não contém glúten. Apesar disso, a quinoa é uma boa fonte de proteína também. “Ela é um alimento completo, pois é uma fonte importante de proteína de alto valor biológico, combinação de aminoácidos de excelente qualidade, possui baixa concentração de carboidrato e de gordura”, indica a nutricionista Alessandra Coelho.

Chia

Rica em ômega 3, a semente é uma ótima aposta contra o colesterol ruim (LDL), pois atua aumentando o bom (HDL). Além disso, sua ingestão regular contribui para uma boa memória! Por ser repleta de fibras, atua no funcionamento intestinal e aumenta a sensação de saciedade, já que após a deglutição, ela absorve água e aumenta cerca de 12 vezes seu tamanho no estômago.

Leia também:

Gergelim

O grande trunfo desse pequeno notável é o fornecimento de cálcio, essencial para a saúde óssea e para a contração muscular. Aliás, a quantidade de cálcio absorvido pelo organismo garantida pelo gergelim bate a do famoso leite de vaca.