Tangerina: 4 benefícios poderosos para sua saúde

Bergamota, mexerica, mandarina e mimosa são algumas das variações da tangerina. A fruta se espalhou pelo país. Você sabe quais os benefícios dela? Confira!

fruta, tangerina, com e sem casca
Foto Shutterstock.com

Bergamota, mexerica, mandarina, mimosa… Afinal, qual é o nome dessa fruta em forma de gomos? Todos eles se referem a espécies de tangerina, uma fruta doce e de casca quase solta. Originária da China, a fruta se espalhou por todo o planeta, especialmente em regiões tropicais como o Brasil. Em cada lugar, cruzamentos híbridos deram origem a tipos que se diferenciam pela coloração, pelo sabor e pela textura, caso da poncã, que é típica no país. Veja quais os benefícios dessa delícia!

fruta, tangerina, com e sem casca

Foto Shutterstock.com

Aumenta a imunidade

Membro da família das frutas cítricas, uma unidade média de tangerina fornece metade da vitamina C diária necessária ao organismo. O que significa que o corpo ganha em ação antioxidante contra os radicais livres, que aceleram o envelhecimento e causam danos às células. A vitamina aumenta as defesas do corpo, previne o surgimento de tumores e ajuda a reparar desgastes físicos e estragos na pele causados pelo sol. Como se não bastasse, ela protege a gengiva do escorbuto, doença que causa sangramentos.

Passagem liberada

Outro nutriente antioxidante presente na fruta é a vitamina A, que melhora a visão noturna, protege a pele de infecções, diminui a formação de placas de gorduras nas artérias, permitindo que o sangue flua sem obstáculos, e alivia sintomas de esclerose múltipla.

Melhora a flexibilidade

Encontrado em abundância na tangerina, o potássio ajuda a controlar a quantidade de água presente nas células, uma qualidade que favorece a boa saúde do coração, por aumentar a elasticidade das paredes arteriais e, portanto, protege contra a hipertensão. O equilíbrio hídrico também é fundamental para a contração e o relaxamento muscular.

Leia também:

Intestino funcionando

De gomo em gomo, a fruta também garante uma porção enorme de fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Entre elas está a pectina, fibra solúvel que ajuda a controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue. O nutriente ainda aumenta a sensação de saciedade e ajuda a controlar o apetite, tornando-se um aliado para quem quer perder ou controlar o peso.