Obesidade mórbida: lições de quem superou a doença com muita força de vontade

Conheça a história de Bruna Christino Monte, de 26 anos, que perdeu peso e venceu a depressão!

Moça que perdeu 50 quilos e venceu a obesidade mórbida
Antes, com 131kg, e depois, com 80kg. | Foto: Reprodução/Acervo

Bruna Christino Monte, com 26 anos, tinha um cardápio regado a massas, pães, guloseimas de todos os tipos e, principalmente, fast food. Mas só se deu conta dos malefícios de sua alimentação quando chegou a 131kg, quadro de obesidade mórbida, e mal conseguia se locomover devido ao peso. Foi aí que ela decidiu que queria mudar de vida e começou seu processo de emagrecimento. Após 19 meses de muita força de vontade, ela eliminou 50kg e escreveu uma nova história para si. Conheça mais sobre a transformação da Bruna e inspire-se você também!

Mudança de vida

“Na primeira segunda-feira do ano de 2015, eu decidi que não estava mais feliz. Já estava com obesidade mórbida, muita dificuldade na locomoção, não achava roupas para a minha idade, tinha medo das cadeiras de plástico e de roletas de ônibus. Eu não vivia, apenas sobrevivia. O incentivo para mudar veio da minha família, minha mãe teve a maior paciência do mundo para inovar nas receitas saudáveis. Meu namorado também me ajudou, pois viu meu sofrimento (ele é ex-obeso mórbido também, recorreu à cirurgia bariátrica e emagreceu 80kg)”, conta Bruna.

Rotina sem obesidade mórbida

“As principais dificuldades foram adequar a vida social à alimentação saudável, entender que era um processo gradativo e que eu levaria algum tempo para conseguir. Aprendi a exercer a paciência, lidar com a ansiedade, aprender que fraquezas existem e que o que nos faz vencer é sempre seguir em frente, entender e aplicar o conceito de resiliência, praticar diariamente o autoconhecimento, a adaptação do paladar aos novos alimentos.”

Tudo diferente!

“Sem dúvida, o que mais melhorou depois que emagreci foi a minha disposição. Agora não tenho mais vontade de ficar deitada. Além disso, descobri o que é a real qualidade de vida que até então não tinha ideia, pois sofro com a obesidade desde a infância. As roupas não me escolhem mais e as cadeiras de plástico deixaram de ser minhas inimigas. Passei a viver muito melhor.”

Dica da Bruna

“Não tem uma fórmula pronta para o emagrecimento. O segredo é persistir. Entrar na luta contra a obesidade sabendo que não será por apenas seis meses, mas sim por toda uma vida. Emagrecer é mudar hábitos. Aprender a se alimentar de forma saudável e sobretudo a buscar incessantemente o equilíbrio. Reeducação alimentar não pode nem deve ser tortura. Deve-se achar meios de fazê-la algo prazeroso.”

IMPORTANTE! “A minha alimentação foi se modificando conforme o emagrecimento. Atualmente, tenho uma dieta de baixo carboidrato e quase sem industrializados.”

 

LEIA TAMBÉM: