Suco detox: tire suas dúvidas sobre o queridinho do momento!

Para conhecer mais sobre o suco detox e acabar com possíveis dúvidas, consultamos uma especialistas para responder vários questionamentos

suco-verde-tira-duvidas
FOTO: Shutterstock

Para conhecer mais sobre o suco detox e acabar com possíveis dúvidas, consultamos uma especialista da área de saúde para responder vários questionamentos. Assim, você pode consumir essa bebida com mais segurança e obter todos os seus benefícios!

suco-verde-tira-duvidas-suco detox

FOTO: Shutterstock

O suco detox pode ser tomado todos os dias?

Sim, sendo que o indicado é consumir, em média, 1 copo (250ml) por dia. Mas atenção: não é recomendado tomar exageradamente o suco com a ilusão de que vai perder peso mais rápido. Esse tipo de bebida possui muitas fibras que, quando ingeridas em excesso, podem causar náuseas e fermentação.

Existem contraindicações?

Crianças com menos de quatro anos devem evitar consumir raiz crua na receita da bebida, justamente porque a maioria delas apresenta amido em sua composição que, na presença do calor, sofre uma alteração, transformando-se em um tipo de açúcar de fácil digestão. Para as crianças que ainda não têm as enzimas específicas para digerirem todos os tipos de ingredientes, um pedaço de alimento cru pode causar incômodos, como dores abdominais ou aumento de gases. Para as gestantes, é importante checar o funcionamento da tireoide para saber se há alguma disfunção, porque a couve, que é a verdura mais cogitada nos sucos verdes, exerce efeito sobre essa glândula.

suco-verde-tira-duvidas-suco detox

FOTO: Shutterstock

Por que várias receitas trazem como ingrediente o limão?

Associar essa fruta ao suco ajuda a potencializar os efeitos das hortaliças. “O limão é considerado um dos mais potentes alimentos detox, tem ação alcalinizante, muita vitamina C e auxilia a limpar o corpo de toxinas acumuladas (ambientais e alimentares), além de ajudar na digestão”, explica a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

Esse suco pode ser guardado na geladeira?

Embora o ideal seja ingerir o suco verde detox logo após o seu preparo (para evitar a perda de nutrientes), ele pode ser armazenado na geladeira, pois ainda mantém a maior parte de seus benefícios.

suco-verde-tira-duvidas-suco detox

FOTO: Istock.com/GettyImages

É correto coar o suco verde?

O mais indicado é que ele não seja coado, pois esse processo reduz o teor de fibras encontrado na bebida. Em alguns casos, para as pessoas que não conseguem tomar o suco mais grosso, é possível passá-lo pela peneira e acrescentar mais fibras depois de pronto, como a semente de chia. Outra opção é fazer o suco com frutas que são menos fibrosas, como pera, melão ou abacaxi.

Qual é o melhor horário para ingeri-lo?

Depende do organismo e da rotina de cada pessoa. Ou seja, para quem costuma frequentar a academia logo cedo, apostar no suco verde para o desjejum não é a melhor opção, uma vez que ele sozinho pode não saciar a fome e dar a energia necessária para os exercícios. As refeições que proporcionam o emagrecimento, a redução do percentual de gordura e a manutenção da massa magra precisam ter elementos como aminoácidos, carboidratos, fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis. Dessa forma, esse suco pode ser uma ótima pedida para um lanche da tarde, por exemplo. Como café da manhã, o ideal é consumi-lo acompanhado de outros alimentos.

 

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

 

LEIA TAMBÉM