Sororidade: precisamos falar sobre a união entre as mulheres

" Não sou tua rival, sou tua irmã": esta frase resume muito bem o real significado do termo "sororidade", que representa a "união entre as mulheres"

Sororidade; força feminina
Foto: Pinterest

Você sabe o que é sororidade? Se não sabe, não se preocupe! Vamos explicar de um jeito fácil qual é o significado deste termo tão usado atualmente!

Em uma sociedade machista e patriarcal, a maioria das mulheres certamente já escutou ou até falou coisas do tipo: “só podia ser mulher”, ou então: “ela pede para ser estuprada, olha o tamanho dessa saia”. Pensamentos como esses contribuem para que a mulher seja colocada em uma posição inferior ao sexo oposto, a ponto de ser considerada “indecente” por usar uma saia curta; receber um salário inferior ao do homem, mesmo executando a mesma função; estabelecer uma visão de que as outras mulheres são concorrentes e inimigas…

É nesse sentido que surge a sororidade, que pode ser traduzida como “a união entre as mulheres”, em que o sentimento de solidariedade e companheirismo pode ser resumido na frase: “não sou tua rival, sou tua irmã”.

De acordo com a psicóloga Katiúcia Marquezin, o termo em questão tem o objetivo de “favorecer a reflexão e a desconstrução das relações antes estabelecidas e baseadas em preconceitos, competições e julgamentos”. Para saber mais sobre o assunto, dê uma olhadinha na galeria que preparamos com o auxílio da pesquisadora:

LEIA TAMBÉM: