Pesadelo e sono agitado durante a pandemia são respostas naturais do organismo

Entenda os motivos que estão atrapalhando a sua hora de dormir e como se livrar deles

sono na quarentena
Foto: Shutterstock

O desgaste emocional e a preocupação durante o isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus têm tirado o sono na quarentena de muita gente, no sentido literal. Na nova rotina, o descanso é substituído por sonos agitados, pesadelos e noites mal dormidas.

A mudança, segundo o neurologista e chefe do Serviço de Eletroencefalograma do Hospital Edmundo Vasconcelos, Gilmar Fernandes do Prado, é uma resposta natural do organismo para situações de perigo. Afinal, o vírus, uma ameaça invisível, traz à consciência pensamentos sobre morte, o desconhecido e o risco – elementos que propiciam uma reação cerebral.

“Temos mecanismos para nos defender de ameaças. Diante desse quadro, nosso cérebro pode determinar comportamentos como o de hiper alerta, a ruminação de pensamentos, a valorização de fatos insignificantes ou alerta emocionais. No limite, esse cenário leva a estados de ansiedade e depressão”, explica Prado.

Gilmar observa que durante algumas fases do sono o cérebro está mais ativo e permite que as vivências do dia se transformem em sonhos – agradáveis ou não -, pesadelos e ainda em dificuldade para despertar ou insônia. “O sonho agitado e o pesadelo são a expressão natural da condição instável e imprevisível que a pessoa experimenta durante o dia”, ressalta.

Em momentos intensos de medo e perigo, ele esclarece que quem está fragilizado tende a estar mais suscetível a essas manifestações. “Doenças, trabalho, desemprego e demais desvantagens sociais, aumentam a fragilidade das pessoas que já iniciam o enfrentamento da pandemia em estado mental desfavorável, possibilitando o agravamento de sua condição clínica ou o surgimento de novas. Por vezes, é necessário inclusive cuidado clínico”.

Como retomar a rotina de um sono tranquilo

 Para evitar esses momentos desgastantes, é preciso compreender a importância da rotina, mesmo durante a quarentena. Manter horários para dormir, trabalhar e realizar outras atividades, como esportes, ajudam, segundo o médico.

Nesta programação é importante pensar até mesmo no consumo de informação sobre a Covid-19. “É válido definir um único momento no dia para isso, a fim de estabelecer limites e garantir que o acesso à informação funcione como um meio de proteção e não como alarde”, alerta.

Caso o sono persista tumultuado e faça você acordar no meio da noite, o primeiro passo, segundo Gilmar, é despertar totalmente e levantar da cama. “Ao voltar para a cama, faça um momento de relaxamento. Pense em algo agradável, respire lentamente, percebendo a respiração. Uma música agradável também pode ajudar a voltar ao sono”, explica.

Ele alerta quanto à persistência destes momentos. “Se não for possível por várias noites devido ao volume de pesadelos, um profissional deverá ser consultado para ajudar o paciente e avaliar até mesmo a necessidade de medicamentos”, conclui.

Dicas de como manter o sono na quarentena

  • Evite comer antes de dormir

Principalmente comidas gordurosas devem ser evitadas em horários noturnos. Isso porque, o estômago terá que trabalhar mais para digeri-los, fazendo com que você passe mais horas acordada ou com incomodo na hora que se deitar.

  • Nada de celular

A luz que alguns aparelhos emitem estimula o cérebro, tornando mais difícil para o corpo relaxar. Nessas horas, ter um bom livro em mãos ou apostar em práticas como a meditação podem ajudar.

  • Exercite-se durante o dia

Além de ser essencial para manter o organismo protegido e o corpo mais saudável, a prática de atividades físicas gera cansaço. Só não faça treinos pesados durante a noite, já que pode despertar estímulos para a liberação de energia.

  • Não trabalhe até tarde

Embora a situação exija que alguns profissionais façam home office, é importante manter o horário de trabalho como no cotidiano. Não é porque você está em casa que precisa se manter 24 horas conectado.

  • Nenhuma bebida

Evite tomar qualquer líquido antes de se deitar. Isso, além de fazer com que o seu organismo tenha que trabalhar por mais tempo, também poderá te fazer levantar durante a madrugada para ir ao banheiro. Prefira tomar algum tipo de chá duas horas antes ir dormir. Nada de café ou refrigerantes!

  • Deixe o emocional para outra hora

A situação pode não ser das melhores, mas não há nada que você possa fazer de um dia para o outro. Lembre-se que estamos todos no mesmo barco e precisa estar sãos para continuar firmes e fortes para proteger não só nós, como aqueles que amamos. Cobre-se menos e tenha um sono na quarentena melhor!

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