Sonhou que estava caindo? Entenda por que isso é comum e o seu significado

Em geral, essa ação involuntária faz com que algumas pessoas acordem assustadas, mas suas explicações são científicas

sonhar com queda
Foto: Shutterstock

Mesmo com diferentes estilos de vida e cotidianos variados, o ser humano possui comportamentos em comum, que se relacionam por características biológicas padrões. Sonhar com queda e acordar assustada é uma delas. A experiência é observada por muitas pessoas e já virou objeto de estudo pela sua similaridade entre os casos.

É sabido que a forma como dormimos está diretamente relacionada com a nossa rotina, seja ela feita de bons momentos, o que possibilita um sono melhor, ou estressante e corrida, o que gera desconforto e perturbações na hora de “desligar” do mundo externo.

Mesmo durante a noite, o nosso corpo continua a funcionar, mantendo todos os seus processos naturalmente, com uma carga menor. A mente, por sua vez, organiza as informações relevantes criadas ao longo do dia e acomoda o organismo para algumas horas de relaxamento.

Então, se esse sistema preza para o nosso conforto e descanso, por que é comum acordarmos com a sensação de queda? Por que nosso coração dispara e voltamos a dormir logo em seguida? Isso pode ser explicado cientificamente.

Por que ocorre?

De acordo com uma pesquisa da Unidade do Sono do Hospital de Madrid, na Espanha, isso acontece porque nosso corpo ainda não se adaptou à posição horizontal e, assim, há um desequilíbrio entre o aparelho vestibular, responsável pela manutenção da nossa estabilidade, e o sistema cinestésico, que informa as posições relativas das partes do corpo durante os movimentos.

Ou seja, sonhar com queda é uma forma do organismo compensar essa diferença na posição aparentemente repentina, liberando estímulos para que acordemos e mudemos de configuração. Tudo é feito de forma intencional, por mais estranho que pareça. A mente desordena nossa imobilidade, com a sensação de uma queda física.

Por isso, as pernas passam a se movimentar sozinhas, erguendo levemente o corpo e, do nada, volta a posição inicial. A intervenção gera uma reação de susto, nos despertando por alguns segundos, com batimentos cardíacos acelerados.

Principais motivos

No entanto, em alguns casos, sonhar com queda, também chamado pelo nome de espasmo hípnico, pode estar relacionado às tensões cotidianas ou ao estresse. Os fatores externos ditam o modo como o corpo irá descansar ao longo da noite.

Com a mente processando tudo o que vivemos naquele dia, podemos acabar transmitindo as sensações do sonho para o corpo, gerando reações involuntárias. Alguns dos principais motivos que causam essa ruptura do relaxamento são as alterações de humor, como:

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Medo;
  • Cansaço.

Pode notar que, ao passar por um dia tenso, provavelmente seu sono não será dos melhores, acordando de mau jeito ou tendo alguns pesadelos. As primeiras fases do sono acabam sendo influenciadas pela aceleração do cérebro, liberando estímulos pelo corpo.

Interpretações de sonhar com queda

Além do seu campo científico, há também toda uma simbologia e mística sobre esse sonho, variando conforme quem está presente em seu imaginário ou a forma como ele ocorre.

  • Geral: significa quem vem se sentido sozinha, abandonada pelas pessoas ao seu redor. Desamparada, frustrada com algo ou alguém, desiludida ou sem esperança. Há uma busca por tentar fortalecer laços com outros.
  • Cair de escada: anda exigindo demais de você ou do seu companheiro.
  • Cair de árvore: pode passar por momentos difíceis nos próximos dias.
  • Cair de abismo: está passando por muita pressão ou coisas novas e tentando lidar com isso da melhor forma.
  • Cair na água: se for limpa, irá se livrar de algum problema. Se for suja, adversidades estão por vir.
  • Cair de elevador: decepções e abalos emocionais virão. Surpresas desagradáveis.
  • Cair em poço ou precipício: tome cuidado com a saúde do corpo e da mente.
  • Ser empurrado e cair: não conte seus planos ou ideias para terceiros.
  • Queda sem fim: ascensão profissional e social.
  • Alguém caindo: poderá sofrer uma grande perda ou irá aproveitar a oportunidade deixada por outra pessoa.

Confira outros significados:

Para esse sonho, os números de sorte são 04, 22, 40, 54, 65 e 68. A cor é bege e o animal é o peru.

Leia também: