18 soluções para acabar com o inchaço abdominal

Confira algumas dicas para se livrar de uma vez por todas desse inimigo e conquistar a barriga lisinha para desfilar nesse verão

inchaço abdominal
Foto: Shutterstock.com

O inchaço abdominal ou edema é o acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos corporais. Esse desajuste pode ocorrer em qualquer parte do organismo, dando origem ao chamado inchaço generalizado ou limitar-se a somente uma parte específica do corpo. Normalmente é resultado da oscilação hormonal ou da alimentação desequilibrada, explica a endocrinologista Silvia Bretz, do Rio de Janeiro (RJ).

Geralmente, a mulher percebe o edema, porque as roupas que ela costuma usar ficam mais apertadas. Outras notam, porque o inchaço acontece na parte inferior do corpo (pés e pernas) ou na parte superior (mãos e braços). A grande maioria das mulheres incha no período pré-menstrual, porém, de acordo com a médica, existem outros fatores não hormonais que também atuam no equilíbrio corporal. “Se nossos momentos fossem determinados apenas pelos hormônios, sempre agiríamos segundo seus determinantes.

Assim, na primeira fase do ciclo menstrual, ou seja, na fase predominantemente estrogênica a mulher apresentaria melhor humor e ficaria mais ativa psiquicamente, tendo um considerável aumento no desempenho de algumas tarefas. Já na segunda fase do ciclo, quando a progesterona é predominante, a mulher tende a reter mais líquidos, tem a sensação de sentir-se mais gorda, tem seu senso de proteção maternal aguçado, fica mais sensível, irritada e, às vezes, até depressiva”, explica a endocrinologista.

Ela considera importante entender o próprio corpo para identificar quando o inchaço abdominal deve ser investigado. Não é sempre que ele é a causa do aumento de peso, isso depende de cada caso. “Existem mulheres que sofrem com o inchaço por abusos cometidos e outras por problemas hormonais que devem ser devidamente avaliados por um médico endocrinologista”, alerta.

Uma dica da médica para saber se o problema é um distúrbio da tireoide é verificar se está com as pálpebras e os tornozelos inchados na hora em que acorda.

Confira soluções para acabar com o inchaço abdominal:

 

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM