Aprenda a escolher o tipo ideal de sofá para você!

Sua sala é pequena demais para o sofá? Seu sofá é pequeno demais para a sua sala? Veja algumas dicas de como escolher o tipo ideal de sofá para seu ambiente

Sofá couro retratil
Foto: Divulgação Projeto: Andressa Fonseca, Rio de Janeiro – RJ

Assim como a geladeira, o fogão e o colchão, um dos itens essenciais para quem está de casa nova é o sofá. Mas, com tantas opções de materiais, tamanhos, preços e estilos, surge aquela dúvida cruel: qual escolher? Para facilitar a sua decisão, preparamos um guia de sofás para diferentes necessidades.

Sofá couro retratil

Foto: Divulgação
Projeto: Andressa Fonseca, Rio de Janeiro – RJ

Retrátil

Para quem quer conforto e um lugar para relaxar, nada como um sofazão como este escolhido pela designer de interiores Andressa Fonseca. O Sofá 7900, da Lider Interiores, possui encosto com regulagem, assentos retráteis, estofado revestido em couro e estrutura metálica. Vale lembrar que sofás retráteis são mais largos e, por isso, exigem um espaço maior.

Modulado

O sistema de sofá modulado é ótimo para quem quer ter um móvel original em casa. Os módulos permitem que você componha seu estofado da maneira e tamanho que desejar. Neste projeto, foram utilizados assentos e encostos da linha Moov Sharp, da Futon Company.

Foto: Divulgação Projeto: Futon Company

Foto: Divulgação
Projeto: Futon Company

Compacto

Os fabricantes de móveis se adaptaram à nova realidade das casas e apartamentos com espaços cada vez mais reduzidos, por isso as opções de sofás compactos têm crescido no mercado brasileiro. Os conjuntos, que antes traziam 3 e 2 lugares, estão se transformando em 1 e 2 lugares, como este da Linha Segredos da Meu Móvel de Madeira. Bom para quem quer estilo em poucos metros quadrados!

Foto: Divulgação Projeto: Meu Móvel de Madeira

Foto: Divulgação
Projeto: Meu Móvel de Madeira

Retrô

Nesta sala projetada pela arquiteta e artista plástica Desirée Bruver, o estilo retrô do sofá capitonê – tendência da época vitoriana (século 19, na Inglaterra), ele é um tipo de acabamento com botões que cria um efeito geométrico em uma superfície acolchoada -, contrasta com o restante da decoração. A ousadia da profissional em misturar diferentes estilos pode ser uma ótima inspiração para quem tem um sofá antigo herdado da avó. Por que não reformar?

Foto: Divulgação Projeto: Desirée Bruver, Rio de Janeiro - RJ

Foto: Divulgação
Projeto: Desirée Bruver, Rio de Janeiro – RJ

Moderno

Os estofados com design de linhas retas estão super na moda! Eles facilitam a composição com outros elementos decorativos do ambiente, como mantas, almofadas e até mesmo uma chaise. Nesta sala, o sofá retrátil Bemestar, da Meu Móvel de Madeira, faz parte de uma decoração clean e contemporânea.

Foto: Divulgação Projeto: Meu Móvel de Madeira

Foto: Divulgação
Projeto: Meu Móvel de Madeira

Antes de tudo!

Você precisa ter em mente para que e por quem o estofado será usado. Crianças frequentarão o ambiente ou poderão comer algo sobre ele? O sofá terá que acomodar alguém durante uma visita ou um cochilo? Qual o espaço livre para acomodá-lo?

Depois…

… de responder essas questões, já é possível optar pelos revestimentos. O aquablock e o couro sintético, por exemplo, são mais fáceis de limpar, já o suede, chenille e poliéster são mais confortáveis ao toque. Quanto ao tamanho, é importante deixar para a circulação pelo menos 60cm de espaço livre entre ele e os outros móveis.

Texto: Felipe Ohno/Colaborador

LEIA TAMBÉM